Brasil perde grande oportunidade ao não emplacar 'acorda, Pedrinho' no Top Global

Vinícius Franco
Ouça de Fones
Published in
3 min readJun 6, 2022

Dia desses o Brasil vibrou com o hit Envolver, da Anitta, postulando no 1º lugar do Top 50 Mundo, playlist oficial do Spotify que coroa as músicas mais tocadas na plataforma ao redor do planeta.

Infelizmente, perdemos uma grande chance de fazer o mesmo pelo hit viral Acorda, Pedrinho da Jovem Dionísio. De Curitiba, o grupo é (queira ou não) um dos mais criativos do país. A forma de se comunicar com o público, de entregar o show, de trabalhar as mídias, serve de exemplo para as bandas que estão tentando ganhar um pouco mais de destaque na árdua cena do underground nacional.

Mas este artigo não trata-se de analisar a qualidade da banda — e sim de como estamos desperdiçando uma grande oportunidade de divulgação em massa dos nossos talentos.

Voltando ao case de Anitta, vimos centenas de milhares de campanhas de incentivo em todas as redes sociais, implorando por "stream na lenda". O público se empenhou consideravelmente para levar Envolver para o topo do mundo e, no último dia 25 de março, para felicidade da nação, o objetivo foi alcançado!

Sem demagogia, isso é uma grande conquista. Em uma analogia torpe, alcançar o top 1 de um chart global está para a música como ganhar a Copa do Mundo está para o futebol. E na cola de Anitta, o mundo pôde conhecer outros artistas da brilhante cena pop brasileira, como Pablo Vittar, Urias, Ludmilla, Iza, etc.

Pois bem. Podíamos ter feito o mesmo no caso da Jovem Dionísio e emplacar uma sequência. Quem sabe não alavancaríamos uma cultura de deixar os nossos hits em evidência para o mundo com mais frequência, alternando entre os gêneros para enfatizar nossa diversidade musical?

Mas o que se viu foi uma porção de desincentivo, criadores de conteúdo implorando para o Pedrinho acordar para que a música não precise ser mais ouvida.

Reconheço: esse coro não foi por maldade. Foi bem mais sobre engajamento do que sobre crítica musical. Se quiséssemos, poderíamos ter levado o hit da banda paranaense para o cume da montanha também, mas ao invés disso preferimos tirar uma onda e ganhar alguns likes.

Antes de finalizar, lanço uma pergunta: já imaginou se o mundo inteiro visse essa tal de Acorda, Pedrinho no top 1, e entrassem na "rádio do artista" ou "rádio da música" — um recurso que o Spotify disponibiliza para ouvir músicas e artistas similares?

No mínimo, milhões de pessoas teriam a chance de conhecer Gilsons, Terno Rei, Mahmundi, Braza, Criolo e Yago Oproprio, só para citar alguns.

Em se tratando de música, nem todos enxergam dessa forma, mas quando um ganha, todos ganham. Mas isso é papo para outra hora.

À Jovem Dionísio, aconselho que façam dessa história combustível para continuarem criando canções criativas e irreverentes. Quem sabe uma hora a gente aprende a valorizar os nossos.

--

--

Vinícius Franco
Ouça de Fones

De 1993. Acredito que a vida faz mais sentido quando escrevo sobre aquilo que amo.