Minha experiência apresentando o Incomum Podcast

Vinícius Franco
Ouça de Fones
Published in
2 min readJan 26, 2023

Em 2022, tive a oportunidade de executar minha maior missão profissional: exercer o cargo de Head de Comunicação da Inmagic Group, uma produtora multimídia realmente focada em inovação por meio de arte e tecnologia.

Um dos projetos que minha equipe e eu pautamos, claro, foi o de criar um podcast! Queria surfar no hype, mas inovar no formato. Por isso, convocamos a equipe de criação, em conjunto com a unidade de tecnologia da empresa, para criar o primeiro podcast em cenário virtual com realidade estendida (XR) do Brasil. A empresa acreditou e investiu no projeto, e poucos meses depois estávamos gravando o piloto, com os diretores da própria Inmagic.

Pensamos em dividir o podcast por temporadas, tal como uma série. E para a primeira temporada, convidamos profissionais e artistas de diversas áreas, como músicos, fotógrafos, figurinistas e, em época de pré Copa do Mundo, convidamos até uma narradora de futebol!

Assim, tivemos uma primeira temporada com os seguintes convidados:

  • Helana Dib, figurinista de +200 videoclipes;
  • Danilo Vieira, fotógrafo e videomaker do Cinematica Filmes;
  • Claudio Paladini, produtor musical da dupla Chitãozinho & Xororó;
  • Adriano Egypcio, vocalista das bandas Tihuana, Urbana Legion, Cali e Charlie Brown Jr. (este último, como convidado da turnê 30 anos Marcão Britto & Thiago Castanho);
  • Elaine Trevizan, narradora esportiva da ESPN;
  • Adriano Bini, especialista em tecnologia e desenvolvimento de metaversos.

Embora a experiência com comunicação corporativa seja considerável, foi a primeira vez que me vi em frente as câmeras, e não o oposto. Além da sensação no mínimo estranha de gravar na imensidão de um estúdio inteiramente verde (necessário para aplicação 360º do cenário virtual em chroma key).

Fato é que, nas entrevistas seguintes eu fui me soltando, abrindo mão do roteiro em cima da mesa, me sentindo cada vez mais solto e alegre em promover conversas realmente produtivas com os convidados.

O objetivo do podcast era SEMPRE disponibilizar ao ouvinte uma mensagem que fosse realmente útil.

O Incomum nasceu com objetivo bem definido: ser um podcast enriquecedor. O objetivo do podcast era SEMPRE disponibilizar ao ouvinte uma mensagem que fosse realmente útil, ou que pudesse ajudá-lo de alguma forma em algum momento da vida. E acredito que atingimos essa meta, pois todos os episódios contém informações realmente valiosas para quem deseja seguir nas áreas dos convidados.

Após a primeira temporada, uma crise pessoal forçou o meu desligamento da empresa, o que não impedirá o Incomum Podcast de dar sequência em novas temporadas com um novo(a) apresentador(a). E quem sabe no futuro eu possa retornar a este projeto?

Independente de qualquer coisa, eu amei fazer parte disso.

Vinícius Franco

--

--

Vinícius Franco
Ouça de Fones

De 1993. Acredito que a vida faz mais sentido quando escrevo sobre aquilo que amo.