O que aprendemos depois de 10 milhões de impressões

Leonor Valente
Our Petable Views
Published in
5 min readMay 21, 2019

Em Portugal, o sector da medicina veterinária já entrou na era digital. Quem ainda não está a apostar na sua presença online, irá rapidamente sentir no seu CAMV os efeitos dessa ausência.

No espaço de um ano de gestão de redes sociais, as páginas de Facebook geridas por nós contabilizaram 10 milhões de impressões. Isto significa que ajudámos os CAMVs a marcarem a sua presença digital, fazendo com que mais pessoas tomassem conhecimento da sua existência e se juntassem à sua comunidade, resultando num aumento do número de clientes.

A receita para o sucesso nas redes sociais passa por conhecermos a nossa audiência e sabermos aquilo que ela quer ouvir e ver. Após 10 milhões de impressões de página, a nossa experiência já nos permite identificar aquilo que podemos e devemos comunicar e a forma melhor de o fazer, para que a nossa presença nas redes sociais seja um convite à interação com os nosso clientes e futuros clientes e para que estejamos presentes no seu dia-a-dia.

80 mil novos fans? Como?

Num ano de gestão de social media conseguimos angariar 80 mil novos fans nas páginas de Facebook. Como? Contando aquilo que as pessoas querem ouvir e mostrando o que querem ver, tudo com uma linguagem que seja fácil de entender!

Sabemos que uma história vale mais que mil factos e que a marca de um CAMV são as pessoas que nele trabalham. As pessoas querem ouvir histórias e não factos e querem ver imagens com as quais se identificam — o staff do CAMV a que costumam ir, o cão do vizinho ou os seus próprios pets.

80 mil novos fans no espaço de um ano, significa que sabemos contar boas histórias. Sabemos fazer posts de casos clínicos apontando factos e passando a mensagem técnica, mas sem ser de forma crua. O pet é o protagonista e é a história dele que as pessoas querem ler. Sabemos passar a informação/alerta principal, mas num formato que as pessoas entendem e com o qual se identificam, o que gera diálogo e interação.

Juntamos ao storytelling de excelência um pouco de realidade, para não parecer uma história distante, e garantimos que os vossos seguidores vão interagir convosco, gerar comentários positivos e partilhar o vosso post, permitindo assim que mais pessoas tomem conhecimento da existência do vosso CAMV.

3.8 mil mensagens privadas via Facebook Messenger, não são uma dor de cabeça!

E quando desconhecidos tomam conhecimento da existência do vosso CAMV, o que é queremos? Queremos que essas pessoas se tornem clientes! É para isto que trabalhamos as redes sociais. As 3.8 mil mensagens privadas enviadas durante o passado ano por Facebook Messenger para CAMVs, com perguntas sobre os serviços prestados pelos mesmos, são o reflexo disso mesmo. Somos capazes de despertar o interesse e de gerar procura pelos vossos serviços.

Para isto, asseguramos que os posts que saem para as redes sociais são pessoais, mostram o vosso dia-a-dia e as caras da equipa. Quanto mais os clientes e potenciais clientes souberem sobre a equipa e sobre o vosso CAMV, mais confiantes se sentirão para procurar os vossos serviços e levar os pets à consulta.

Mas não nos ficamos por aqui. Sabemos que um bom conteúdo é tanto mais eficaz quanto mais opções (fáceis) dermos aos nossos seguidores/clientes para terem possibilidade de agir. Sabemos aproveitar os posts de forma subtil para disponibilizar um ou mais contactos (email, telefone, mensagem privada) através dos quais as pessoas possam fazer uma marcação. Não se esqueça que contactos por Messenger, por exemplo, têm a vantagem de não terem que ser respondidos no momento exato em que a mensagem foi enviada. Além disso, libertam o telefone para assuntos realmente urgentes.

As vantagens de o CAMV ser um negócio local

Sim, foram 150 mil o número de reações que tivemos nas páginas dos CAMVs durante o ano que passou! Tendo em conta que CAMVs não são marcas reconhecidas mundialmente, mas negócios locais, como é que alcançamos estes números?

Sabemos usar a dimensão “local” a vosso favor. Cada CAMV pode ser reconhecido como o melhor do bairro/da zona/da cidade. Trabalhamos para ter comunidades de seguidores que veem valor naquilo que o vosso CAMV comunica. Sempre que é oportuno, publicamos posts de relevância local para os donos dos pets daquela zona. Utilizamos o storytelling para comunicar a informação necessária de forma apelativa para que os seus seguidores se identifiquem com a mesma e sintam necessidade de partilhá-la. O potencial de partilha deste tipo de informação local é enorme, o que significa que o potencial para mais pessoas saberem da sua existência também aumenta.

Uma dica importante

Não basta existir digitalmente. Se quer ver retorno do seu investimento em presença digital, a sua presença dever ser consistente. Para que os seus clientes se lembrem de si e do seu CAMV, é necessário que esteja presente no dia-a-dia deles e, para isso, as publicações devem ser feitas frequentemente. A nossa experiência mostrou-nos que 3 a 4 publicações por semana no Facebook é o ideal. Já no Instagram as publicações podem e devem ser feitas com mais frequência, podendo mesmo publicar diariamente.

Não se limite a publicar fotos. Os vídeos já têm sido uma tendência nos últimos tempos e vão continuar a crescer como forma de comunicação. Eles são mais uma forma de os seus clientes conhecerem o seu negócio, ganharem confiança nos seus serviços e familiarizarem-se com a equipa. Use Instagram stories ou Facebook e Instagram live a seu favor e faça vídeos interessantes: conte a história do animal que está a tratar, faça uma sessão live de perguntas e respostas, promova a interação!

Para saber mais acerca dos serviços que prestamos, clique aqui!

--

--