T01E01: Aqui há Dragões

Rafael Balbi
Ouro e Glória
Published in
2 min readJun 13, 2017

--

Dia 02 e 03 do Mês do Leão, ano da Graça de Corne de 1220.

No qual Zé Fernando, o ator circense recentemente ingresso na artes ocultas; Sebastião Barbosa de Alcântara Machado II, o guerreiro bastardo; Kendel, a órfã, talhada pela malandragem, recém ingressa na Guilda dos Ladrões do Condado de Lys; e M. Boi Valente, testemunha do passado, do presente e do futuro, sob a revelação de Aika, Senhora do Tempo, cuja fé professa como monge itinerante, enfrentam os perigos vindos de uma caverna, em frente à qual um aviso cravado à pedra dizia “Aqui há Dragões”.

A Fuga dos Ajudantes

Ao ouvirem o rugido desgraçado de duas criaturas, vindo da boca da caverna, os ajudantes contratados na Vila do Pau Fresco, na Taverna do Rato Molhado - alcunha de Mario Mendes Ramires, borraram as calças e fugiram, despencando e rolando pelo barranco o menestrel Armin, Paulinho Maniçoba - lenhador e homem mais forte da região, e Roberto Tromba-Homi, fugido do regrado sacerdócio de Corne, o Veado, Deus da Fartura e da Natureza, restando pendurado às raíses Carlinhos Sagaz, um malandro de taverna, o qual M. Boi Valente tentou ajudar, com seu cajado, a se reeguer, quase ao custo de sua vida: já saía da caverna, a esta altura, uma das criaturas de grunhido hediondo, que tentou abocanhá-lo, sem sucesso.

Dragões?

Foi o tempo de Sebastião caravar-lhe uma flecha, voltando sua atenção para o resto do grupo, que se refugiava em uma pequena reentância no barranco; uma toca que abrigaria até 6 pessoas, fato do qual se aproveitou Zé Fernando para, com um encanto que aprendera, botar para dormir a criatura, agora identificada por M. Boi Valente não como um dragão, mas uma espécie próxima, sem membros dianteiros, apenas o mesmo par de asas e membros inferiores.

O Custo da Evasão e o Grito de Maniçoba

Aproveitando que a outra criatura ainda não havia saído da caverna, o grupo evadiu do local, apenas para ouvir, momentos depois, um grito de dor, provavelmente de Paulinho Maniçoba, e um grunhido ameaçador, certamente dos pseudo-dragões.

Tentados pelo Vil Metal

A aventura termina com o grupo considerando um assalto à caverna, visto que Zé Fernando espiara algumas moedas espalhadas na boca da caverna, o que poderia indicar algum tesouro guardado pelas bestas.

--

--