Aquele Ciclo.

Samille Sousa
Outras Janelas
Published in
2 min readFeb 16, 2019

Por muito tempo, eu tomei pílula anticoncepcional.

Desde muito cedo, eu diria. Logo depois do início da vida sexual, pois sempre me disseram que mulher precisa tomar pílula, que senão toma pílula você engravida, entre outras crenças que giram em torno disso.
Eu menstruei cedo, perto ali dos 11 ou 12 anos. Lembro que recebi orientações da minha mãe e o meu primeiro absorvente. Eu também achava que menstruação não era algo bom para a mulher, que tinha cheiro e quando eu ouvia as pessoas a chamando de “Chico”, eu achava um horror tudo isso.
No entanto, nunca procurei saber muito, não existia um curso de menstruação ou uma matéria na escola que explicasse o real significado disso. As aulas de educação sexual, jamais ultrapassaram o conteúdo do aparelho reprodutor como função biológica.

Em 2015, quando eu fui morar em Piracanga por 6 meses (uma ecovila no Sul da Bahia), tive que trocar o absorvente pelo coletor menstrual para evitar o acúmulo de lixo. Tomei essa decisão a partir de um lugar de experimentação. Além disso, comecei a encontrar mulheres que não tomavam pílula. Aquilo foi forte para mim. Como elas não tomam pílula?

Comecei a pesquisar no Google, grupos de Facebook e a perguntar para as mulheres que eu encontrava sobre a decisão de não tomar pílula. Um mundo se abriu para mim. Nos primeiros meses, eu tive muitas espinhas no corpo, a minha libido se comportava de um jeito diferente e eu percebia também uma oscilação de sentimentos.

Aos poucos, eu comecei a observar mais o meu ciclo menstrual, o período da TPM, os dias de fertilidade, os líquidos, os cheiros, e principalmente, enxergar o meu sangue.

Olhar todos os meses através do coletor menstrual gerou uma conexão muito mais íntima com o que faz parte do organismo cíclico que é ser mulher. É maravilhoso poder sentir que através do meu sangue, eu posso me renovar todos os meses, que eu posso dedicar um tempo para mim, para me cuidar, me observar e olhar o meu corpo feminino através de outros lugares.
Exercitar um olhar feminino também para isso, pode parecer contraditória essa frase, mas a quantidade de mitos que existem para condenar a menstruação é UM ABSURDO.

Completo quase 5 anos sem tomar pílula. Celebro a minha decisão. Celebro hoje poder deixar o meu sangue separado e compartilhá-lo com o meu pé de lavanda. Celebro ter consciência dos sentimentos, dos cheiros e das diferenças a cada ciclo. Celebro saber as datas de cada período e os grandes recados que são dados quando o ciclo atrasa ou adianta.

Esse ciclo foi diferente dos últimos. Foi um pedido para acolher aquilo que a minha individualidade deseja colocar à serviço para o mundo.

--

--

Samille Sousa
Outras Janelas

Brazilian I Researcher I Traveller I Facilitator I Storyteller I Founder @outrasjanelas