#134 — Veganismo, educação e política com Paula Aparecida

Barbara Miranda
Outras Mamas
Published in
4 min readSep 22, 2022
Imagem da candidata Paula Aparecida com um microfone na mão e um protesto de estudantes em 2015 ao fundo

Paula Aparecida é da zona Norte de São Paulo, professora da rede pública do estado há mais de 12 anos, foi conselheira do sindicato de professores, co-deputada estadual na ALESP e agora candidata a Deputada Federal pelo PSOL/SP e vegana!

Aa gente já se encontrou muito na luta nas ruas em São Paulo e ficamos muito felizes de recebê-la aqui no Outras Mamas pra conversar sobre várias pautas que são importantes nas eleições e nós vemos poucos candidatos falando: veganismo, educação e política.

“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de maneira crítica.” — Paulo Freire

Protesto dos estudantes na Avenida Paulista, em São Paulo, em 2015 com uma faixa de pano escrito “menos cortes, mais escolas”
Protesto dos estudantes na Avenida Paulista, em São Paulo, em 2015.

Nesse episódio, conversamos sobre a importância de ter uma educação libertadora à la Paulo Freire, sobre o trabalho da Paula nas escolas públicas da periferia de São Paulo, as manifestações dos estudantes em 2015 e seu projeto de lei na ALESP chamado Escola de Paz.

O veganismo é outra pauta importante na luta da Paula e, como atual co-candidata estadual em São Paulo, conversamos sobre os limites das leis e como podemos lutar pelos animais não-humanos dentro da política institucional e, para além, das leis e políticas bem-estaristas que já existem e políticas punitivistas que focam apenas em animais domésticos como cães e gatos.

Bolsonaro e assessores segurando cachorros, enquanto assinam a Lei Sansão que prevê aumento da pena para maus-tratos a animais
Bolsonaro com assessores e cães assinando a Lei Sansão

Dentro do espectro político, a gente tem diversas possibilidades de ser vegane (alguns vão dizer que não existe vegane de direita e concordamos), mas a real é que tem várias pessoas que se identificam com o partidos de direita e se colocam como veganas e que resolveram entrar pra política pra lutar dentro das instituições pelos animais.

Por isso, recomendamos muita atenção nessas eleições na hora da escolha des candidates, para não continuarmos em políticas que só beneficiam as classes mais ricas e punem as populações marginalizadas que, no final do dia, não vai salvar os animais. Pode salvar alguns, mas não os que mais sofrem nesse sistema especista e capitalista que temos hoje. Antes um candidate que paute o ambiente como um todo, do que um que defende pets, mas corrobora pra perpetuação do sistema.

Ouça o episódio completo aqui:

Considerem apoiar esse trabalho, produzir conteúdo independente no Brasil de 2022 é tarefa árdua e pouco valorizada. Sabemos que a situação de geral está mega complicada, então, se isso for possível, mesmo com valores pequenos, não deixe de nos apoiar.

A partir de 5 reais mensais vocês podem apoiar através da Orelo, que remunera melhor seus produtores com uma porcentagem maior dos apoios e por play. Com esse apoio, vocês tem o acesso a um episódio exclusivo por mês, tudo pelo app!

Para valores maiores ou menores que os disponíveis na Orelo, vocês podem apoiar através do Apoia-se, todo mês enviamos nossa newsletter especial no seu email e fazemos um sorteio para apoiadores do apoia-se e da orelo!

Se quiser fazer uma contribuição pontual pra gente pode mandar um pix para: outrasmamas@gmail.com

E se não conseguir agora contribuir financeiramente, ouvir (pela Orelo), compartilhar nas suas redes, comentar nos posts do Instagram, seguir a gente nas outras redes (twitter, tiktok). Tudo isso, já ajuda demais!

Obrigada e até o próximo episódio!

Beijos,

Babi ❤

--

--