#140 — Os melhores do ano (2022)

Barbara Miranda
Outras Mamas
Published in
5 min readJan 14, 2023
Um fogo de artifício de coração
Um fogo de artifício de coração

O nosso primeiro episódio do ano foi o número 126 e a convidada foi a Aline Valek com o tema “com que personagem eu vou?”. Nele, falamos de um meme que rodava a internet na época sobre qual personagem assumiríamos no ano que estava começando. Eu, Babi, escolhi uma personagem girl boss ou, pra quem assistiu Ted Lasso, Boss Ass Bitch, dona de mim mesma e da porra toda, determinada e que corre atrás do que quer.

Pula pro final do ano e eu buscando um tema pra finalizar esse ano caótico e pensei “porque não fazer um melhores do ano da minha perspectiva?” e, ao mesmo tempo, com o diabinho atrás da minha orelha falando “mas quem vai querer saber o que vc curtiu esse ano, Barbara?”. Eis que, me deparo com a última newsletter enviada pela própria Aline Valek sobre o Melhor de 2022 e como que o tempo é uma ilusão e pensei, comecei o ano me inspirando no trabalho da Aline e vou terminar também! Então, aqui vai o último episódio de 2022 do Outras Mamas!

Convenhamos que ninguém precisa da sua lista de melhores qualquer coisa do ano mais do que você mesma. Para se ver nesses pedacinhos do que te preencheu. E então reconstituir seus passos, como que para reencontrar algo que perdeu no caminho. Mas o que passa por nós não se perde. Continua aí. Só deve ter virado outra coisa. Olha direito.

É no fim do ano que se abre esse portal para visitar o passado e o futuro simultaneamente, um breve momento em que você consegue enxergar o que parece invisível no escorrer dos dias. — Aline Valek

Esse é um trecho da newsletter da Aline e ela me lembrou também uma amiga minha, a Mari Lana que começou a escrever seu blog fazendo listas e hoje tem uma newsletter incrível também no Substack, chamada Conchas. E a real é que eu sou ruim de fazer listas de coisas que já passaram, eu acho difícil enumerar as minhas melhores experiências, séries, comidas, que seja, ainda mais num ano confuso como esse. Porque não, eu não fui a boss ass bitch que eu queria ser, acho que nem deu tempo de processar tudo que aconteceu pra conseguir ser qualquer coisa além do que eu já sou.

Talvez por isso, eu prefira fazer listas de coisas que estão por vir, ou coisas que quero que venham, talvez um traço importante aí que demonstra e controla toda a minha ansiedade. Mas, gostei do exercício de fazer lista do que já passou, como uma memória das coisas boas que aconteceram esse ano, ao mesmo tempo que uma lembrança de que tem muita coisa boa por vir por aí e que preciso aproveitar mais os momentos enquanto eles acontecem. Estar presente. Então, vamos às listas:

Melhores livros

Tudo é Rio, Carla Madeira

“A gente passa a vida pelejando com o dilema de existir ou desistir, com o que é bom e o que é ruim, o certo e o errado, a morte e a vida. Essas coisas não se separam. O lugar que dói é o mesmo que sente arrepios. É no corpo, no amor e na liberdade de escolher as coisas que a gente fica inteiro ou despedaçado. Então, pede para a parte boa dar conta da parte ruim.” ― Carla Madeira, Tudo é rio

O que diriam os animais, Vinciane Despret

“A natureza é convidada para um projeto político. Um projeto queer. Ela não nos ensina nada a respeito do que somos ou do que devemos fazer, mas pode alimentar o imaginário e abrir o apetite para a pluralidade dos hábitos e dos modos de ser e existir. Ela sempre está recombinando as categorias e recriando, a partir da multidimensionalidade de cada uma delas, novos modelos de identidade.” ― Vinciane Despret, O que diriam os animais?

A coragem de ser imperfeito, Brené Brown

“A esperança é então a combinação entre estabelecer objetivos, ter a tenacidade e perseverança de correr atrás deles e acreditar nas suas próprias habilidades. A esperança é o plano B.” ― Brené Brown, A coragem de ser imperfeito

Considerem apoiar esse trabalho, produzir conteúdo independente no Brasil de 2022 é tarefa árdua e pouco valorizada. Sabemos que a situação de geral está mega complicada, então, se isso for possível, mesmo com valores pequenos, não deixe de nos apoiar.

A partir de 5 reais mensais vocês podem apoiar através da Orelo, que remunera melhor seus produtores com uma porcentagem maior dos apoios e por play. Com esse apoio, vocês tem o acesso a um episódio exclusivo por mês, tudo pelo app!

Para valores maiores ou menores que os disponíveis na Orelo, vocês podem apoiar através do Apoia-se, todo mês enviamos nossa newsletter especial no seu email e fazemos um sorteio para apoiadores do apoia-se e da orelo!

Se quiser fazer uma contribuição pontual pra gente pode mandar um pix para: outrasmamas@gmail.com

E se não conseguir agora contribuir financeiramente, ouvir (pela Orelo), compartilhar nas suas redes, comentar nos posts do Instagram, seguir a gente nas outras redes (twitter, tiktok). Tudo isso, já ajuda demais!

Obrigada e até o ano que vem!

Beijos,

Babi ❤

--

--