Thais Goldkorn
Outras Mamas
Published in
3 min readApr 30, 2019

--

Estamos oficialmente de volta!!! Passados aniversários, reuniões, reestruturação voltamos com nossos episódios amados de toda terça-feira

E hoje pra voltar em grande estilo conversamos com Daniela Rosendo, que nutrimos uma admiração à distância já há algum tempo. A Dani é doutoranda em Filosofia, professora universitária e autora do livro pioneiro no Brasil “Sensível ao Cuidado: Uma Ética Ecofeminista”.

“O Ecofeminismo é uma posição que leva em consideração a perspectiva feminista e as teorias ambientais, com o objetivo de conjugar ambas e superar o sistema de opressão caracterizado pela relação de subordinação às quais as mulheres e a natureza são submetidas pelos homens.” (Sensível ao Cuidado: Uma Ética Ecofeminista)

A Dani contou pra gente sua história com o veganismo, sua carreira acadêmica e sua atuação hoje. Como é maravilhoso ouvir uma mulher tão inteligente né gente, fico besta!

Falamos sobre a escassez de bibliografia no tema, a maior parte dos textos sobre ecofeminismo são de fora, por isso da importância ainda maior do trabalho dela, tanto através do livro, seus trabalhos acadêmicos e seus textos, que inclusive indico demais essa série que ela escreveu pro portal Modefica:

Ela explicou pra gente o que é a ética sensível ao cuidado e como nossas percepções sobre cuidado ainda estão dentro da lógica paternalista de dominação. A ética do cuidado é uma proposta pensada como alternativa a outras formas de ser pensar a ética. O cuidado aqui como uma forma de dar condições ao bem estar àquele que é cuidado. Um dos estudos marcantes sobre isso é o da psicóloga Carol Gilligan.

Ouçam o episódio aqui:

Seguindo esse estudo Rosendo nos apresenta a ética sensível ao cuidado, cunhada pela filósofa ecofeminista Karen J. Warren.

“A moralidade baseada nos direitos prioriza a igualdade e a justiça, enquanto a ética da responsabilidade centra-se na equidade e no reconhecimento de diferenças nas necessidades. Dessa forma, a maturidade do sujeito ocorre quando a complementaridade entre as duas moralidades é alcançada. É justamente essa complementaridade que Warren busca com a ética sensível ao cuidado.” Daniela Rosendo.

Olha, um episódio foi pouco pra tudo que a Dani tem pra dividir com a gente, o veganismo tem crescido tanto e é importante a gente se manter atenta e buscar nas teóricas, na história, no contexto político o porquê da nossa luta! Veganismo não é luta por produto pra consumo, veganismo é luta política, assim como feminismo, é construção de uma alternativa a esse modelo que vivemos.

Acompanhem o trabalho maravilhoso da Daniela Rosendo. O livro Sensível ao Cuidado está esgotado, infelizmente, mas o livro é praticamente sua dissertação, que vocês podem ler neste link.

E essa belezura é o livro que ela participou da organização e está sendo lançado, com essa capa MARAVILHOSA da nossa amada Cami Rosa, que participou com a gente do episódio 24.

Alguns dos links e pessoas que citamos durante o episódio:

Esse mês iniciamos nossos sorteios para apoiadores do podcast, o primeiro sorteio foi o lançamento da Editora Elefante “O Ponto Zero da Revolução”, da Silvia Federici e quem levou foi a Beatriz Blanco! Teremos novos sorteios exclusivos além das news com novidades no seu email todo mês! Quer ser nossa chefinha também?

Obrigada e até semana que vem!

Thais e Babi ❤

--

--

Thais Goldkorn
Outras Mamas

Vegana. Feminista.Canceriana. Não mono. @thaisgoldkorn @outrasmamaspodcast