Carro Rei volta a ser exibido em Caruaru em sessão com a diretora Renata Pinheiro

O Moderno Popular
OVA UFPE
Published in
2 min readApr 6, 2023

Filmado na cidade, longa recebeu prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado

longa reflete sobre a centralidade dos automóveis em nosso cotidiano

Uma mistura de fantasia, ficção científica e crítica social, o longa Carro Rei, da cineasta Renata Pinheiro, volta a ser exibido em Caruaru, onde foi filmado. Vencedora de cinco Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o de Melhor Filme, a produção conta com grandes nomes do cinema nacional, como Adélio Lima e Matheus Nachtergaele. A exibição acontece no auditório Luiz Gonzaga, no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, e conta com a participação da diretora e ainda do designer Ramsés Marçal, responsável pela criação do carro protagonista. O evento, aberto ao público, integra o projeto de extensão O Moderno Popular, do Observatório da Vida Agreste (OVA/curso de Comunicação Social).

O filme nasceu a partir das observações de Renata sobre a presença dos carros no espaço público, uma vez que o urbanismo continua a privilegiar os veículos em detrimento das pessoas. É assim que o Carro Rei se torna um dos personagens principais da película: ele comanda determinado grupo e passa a interferir na dinâmica de uma população. É também uma menção ao ambiente disruptivo e autoritário vivido por diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

A ideia de utilizar Caruaru como locação se deu por diversos fatores: posição geográfica estratégica, grande movimentação de veículos, percepção da cultura local de hipervalorização e modificações dos carros. Essas questões misturam-se a temas como tecnologia, natureza e ciência. De acordo com Sérgio Oliveira, roteirista do filme, a escolha do local se deu por conta da história de Caruaru, além da identificação com a cidade, lugar onde ele nasceu. “Essa cidade é um amálgama do Brasil. Um Brasil de ‘outras’ colonizações. Não fizeram parte da formação da cidade portugueses, holandeses, europeus. É um Brasil de dentro”.

O elenco conta com Luciano Pedro Júnior (Nuno), Jules Elting (Mercedes), Clara Pinheiro (Amora), Tavinho Teixeira (Deputado Audileyson), Okado do Canal (Pato) e Rizian (Ruan), além do citado Matheus Nachtergaele como o impagável Zé Macaco. O evento será mediado pela docente Fabiana Moraes, do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (NDC/CAA), e tem a produção da equipe do OVA.

Quando? 10/04 (segunda) às 14h

Onde? Auditório Luiz Gonzaga, UFPE (Bloco de Exatas)

ENTRADA GRATUITA

--

--

O Moderno Popular
OVA UFPE
Editor for

O projeto O Moderno Popular discute através da literatura, design, cinema, música e dança a justaposição entre tradicional/regional e moderno/global.