Integrante do OVA publica reportagem no #Colabora

OVA UFPE
OVA UFPE
Published in
2 min readMar 11, 2024
Mandiocas em caçuá e sacos de cascas. Foto: Lucas Bezerra

Casas de farinha do Agreste pernambucano é tema de reportagem no Colabora, coletivo de jornalismo sustentável brasileiro baseado no RJ. O autor, Lucas Bezerra, é integrante do OVA e narra, em primeira pessoa, o cotidiano de sua cidade, Jupi, a relação dos moradores com as fábricas de farinha e como, a partir disso, é possível fazer um retrato do Brasil.

O texto está dividido nas etapas que transformam a mandioca em farinha, intercalado por pequenos perfis de 7 trabalhadores e descrição do ambiente observado por Lucas.

“As casas de farinha sempre estiveram no meu caminho, somos vizinhos. Lembro de minha mãe e irmãs irem raspar e eu ir junto porque achava divertido”, conta ele. “Sempre me chamou atenção como, apesar da precariedade do trabalho, os jornais do estado nunca noticiarem sob quais condições de trabalho os trabalhadores estão submetidos”.

A reportagem faz parte da etapa final do programa #Colabora com Inclusão e Diversidade, projeto que visa ampliar o acesso de jovens jornalistas periféricos ao mercado de trabalho. “Desde o primeiro dia no OVA, fui orientado a exercitar uma escrita criativa mas sem esquecer a estrutura clássica de um texto jornalístico”, relata ele ao explicar porque escreveu a reportagem a partir do passo a passo da modificação do tubérculo em pó.

O Brasil é uma casa de farinha” é um compilado de relatos dos trabalhadores entrelaçado pela dinâmica das fábricas e está disponível no site do Colabora.

--

--

OVA UFPE
OVA UFPE

A proposta do laboratório é, a partir do contexto sociocultural do Agreste Pernambuco, realizar atividades de pesquisa e extensão.