Observatório da Vida Agreste apresenta três artigos na Intercom Nacional 2024

Pesquisas abordam o anti-feminismo nas redes sociais, política e xenofobia e fontes jornalísticas nordestinas

OVA UFPE
OVA UFPE
2 min readAug 14, 2024

--

Fenanda Lira

Três pesquisas do Observatório da Vida Agreste (OVA), do Curso de Comunicação Social da UFPE (Campus Agreste), que aprofundam questões de gênero e territorialidade, participam do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento é promovido pela Intercom — Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O trabalho intitulado A desqualificação do voto nordestino: uma análise das principais manchetes do período eleitoral presidencial de 2022 ranqueadas pelo google problematiza estigmas reforçados na imprensa brasileira contra a população do Nordeste, que estão relacionados ao estereótipo do nordestino pouco desenvolvido intelectualmente, que não sabe votar. A pesquisa, produzida pela estudante Hellen Gouveia, foi orientada pela jornalista e professora da UFPE Fabiana Moraes, assim como as outras duas: “Especialistas nordestinos na imprensa brasileira: análise desenvolvida a partir da criação do Guia Nordeste de Fontes Jornalísticas” e “Antifeminismo no Instagram: como conservadores atribuem ao movimento feminista uma corrupção moral”.

Também sobre a região Nordeste, a segunda pesquisa, realizada pelo graduando Lucas Bezerra, aborda a ausência de fontes especialistas e nordestinas na imprensa comercial brasileira. Como o próprio título sugere, o artigo é fruto do projeto Guia Nordeste, elaborado pelo OVA em parceria com a Rede Cajueira, com a proposta de criar um banco de fontes que amplie a presença de vozes nordestinas na imprensa nacional. O OVA também tem parceria com o CCBA — Centro Cultural Brasil Alemanha. Já a última pesquisa, feita pela estudante Fernanda Lira, explora perfis de mulheres antifeministas, no Instagram, a fim de aprofundar o movimento que nasce em oposição ao feminismo, entendendo que as falas proferidas e disseminadas na rede investem, muitas vezes, contra direitos civis conquistados pelas e para as mulheres.

Na ordem, de cima para baixo: Fenanda Lira, Hellen Gouveia e Lucas Bezerra

Os trabalhos ficarão disponíveis nos anais da Intercom, após suas apresentações. Este ano, o congresso será híbrido, com etapa presencial na Universidade do Vale do Itajaí — Univali, em Balneário Camboriú/SC, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2024, e etapa remota, realizada entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024.

--

--

OVA UFPE
OVA UFPE

A proposta do laboratório é, a partir do contexto sociocultural do Agreste Pernambuco, realizar atividades de pesquisa e extensão.