#comeceagora por Fê Cortez

9 dicas para (re)significar a sua relação com o lixo e o conceito de sustentabilidade.

Há exatamente uma semana, a Malha teve o prazer de receber a ativista (e idealizadora do projeto Menos 1 Lixo) Fê Cortez, o fotógrafo Rafael Duarte, o artista plástico Alexandre Cavalcanti e o nosso diretor co.criativo André Carvalhal, para uma mesa redonda sobre “Arte, lixo ou o resultado do nosso consumo?” durante a Virada Sustentável.

André falou sobre a sua experiência em Piracanga, onde nenhum lixo é produzido — o pão, por exemplo, é embalado na folha de bananeira — e guardanapos, shampoos, pastas de dente: tudo é substituído. Isso demonstra que, não só podemos encontrar novas saídas para todas essas embalagens que criamos a título de conveniência, como a oportunidade mudança pode estar muito mais próxima do que costumamos imaginar. “Há uma porção de hábitos muito automáticos e absolutamente desnecessários pelos quais nós podemos começar já, como evitar segundas vias de cartão, sacolas plásticas, canudinhos. Todos nós temos muito o que fazer”.

Fernanda concorda: “Não é a toa que todas essas coisas são chamadas no diminutivo: sacolinhas, garrafinhas, canudinhos”, e ressalta que, por conta do padrão de consumo que escolhemos viver, em 2016 gastamos 1.6 planetas, segundo dados da Global Footprint Network. “A cada ano, o dia em que esgotamos o orçamento ecológico anual chega mais cedo, o que só reflete os nossos valores enquanto sociedade”. Ela explica “Separar seu lixo não é o principal, só no Rio, 9 mil toneladas de lixo são recolhidas por dia, e apenas 1.9% desse montante é de fato reaproveitado. Isso nos ajuda a perceber muitas coisas, como por exemplo, qual economia estamos fomentando, ou o quanto dessa mudança está nas nossas mãos”.

Então pedimos para a Fê que nos sugerisse 9 “coisas” — entre livros, filmes, pessoas e destinos — importantes para a sua trajetória. Boas dicas capazes de encorajar a mudança de hábitos e um entendimento mais profundo dessa palavrinha já tão gasta pelas estratégias de marketing e greenwashing, sustentabilidade.

1. ‘Trashed’ de Jeremy Irons

“Esse foi o filme que mudou minha vida e me fez entender que eu gerava lixo. A partir dele, mudei meus hábitos e criei o projeto Menos 1 Lixo”.

2. ‘Sapiens’ de Yuval Noah Harari

“Uma análise muito interessante da evolução humana e de como a nossa cultura foi moldada para sermos o que somos hoje”.

3. The True Cost

“Esse aqui é pra todos na vida, já que todo mundo compra roupa e a maioria das pessoas não sabe o real impacto da indústria da moda, e quem paga esse custo socioambiental”.

4. André Trigueiro

“Gosto muito da visão do André Trigueiro sobre sustentabilidade”.

5. Capitalismo Consciente de John Mackey e Rajendra Sisodia

“Um panorama muito interessante de como é possível usar o capitalismo para produzir valor e riqueza para a sociedade. Baseado no case do Whole Foods”.

4. This Changes Everything

“Documentário incrível da Naomi Klein sobre como podemos usar as big corps para mudar o mundo para melhor”.

7. Moda com Propósito de André Carvalhal

“Preciso explicar?”.

8. ‘Oceano de Plástico

“Filme imperdível pra quem quer entender melhor as consequências do uso desenfreado de plástico descartável”.

8. Chapada dos Veadeiros

“Uma grande conexão com Gaia e com o nosso coração. Um lugar de abertura do chakra cardíaco com as paisagens (deslumbrantes) do cerrado brasileiro.

Dica extra da redação

Durante a Virada Sustentável, a Fê gravou mini vídeos perguntando para algumas pessoas — como Juliana Luna e Mana Bernardes — ideas para a virar a cidade em apenas 1 minuto. Vale conferir no instagram da virada carioca @viradasustentavel.rio :)