Virada Sustentável, as nossas escolhas

para passar o fim de semana com consciência

Em sintonia com a Semana do Meio Ambiente, a Virada Sustentável vai se hospedar em diversas cidades como Porto Alegre, Manaus, São Paulo e Salvador, promovendo atividades ligadas à saúde, à responsabilidade ambiental e à vida em comunidade. A cobertura do evento é colaborativa e conta com o engajamento de todxs para que siga cada vez mais forte, a cada ano.

Nós do O.V.N.E., já fizemos as nossas escolhas e criamos um calendário de atividades preferidas, que vão desde experiências sensoriais a debates muito bem vindos. Acompanhe, e não deixe de conferir a programação completa da edição carioca do evento, clicando aqui.

MALHA NA VIRADA SUSTENTÁVEL

Na Malha, o maior espaço de moda colaborativa do Brasil, vão rolar exibições de filmes, rodas de debate e até clube de costura. Além disso, o espaço recebe o Circuito de Moda Sustentável com a exposiçnao de micro, pequenas e médias marcas locais.

Dia 9

Cine Malha
Exibição do filme ‘Trashed’, de Jeremy Irons, às 16h30.

Bate papo Lixo e Consumo
Fê Cortez, André Carvalhal, nosso diretor co.criativo, o fotografo Rafael Duarte e o artista Alexandre Cavalcanti estarão juntos para uma mesa redonda sobre a exposição “Obra de arte: Lixo o resultado final do seu consumo”, às 18h.

Dia 10
 
Clube de Costura’ da Escola da Malha
Serão duas turmas de degustação do Clube de Prática, atividade semanal do espaço, às 13h e às 14h30. O pagamento é feito através de uma ação chamada preço consciente, e terá os custos abertos para os seus participantes. Inscreva-se aqui.

Roda ‘Outras Possibilidades de Consumo’
Com mediação da pesquisadora Elis Vasconcelos, do Shanti Lab, a roda recebe Karin Dreyer, Giovanna Nader, Lylian Berlim e Carol Cronemberger, às 16h.

Roda ‘Representatividade Racial na Moda’
Com mediação de Luiza Brasil, do Mequetrefismos, a roda recebe Michele Andrade e Luana Maria, Renata Nascimento e Maria Chantal, às 18h.
 
Dia 11

Cine Malha
Exibição do filme ‘True Cost’, com apresentação de Patricia Sant’Ana, do Fashion Revolution Brasil às 13h.

Roda ‘Consumo Colaborativo e Novas Economias’
A pesquisadora Elis Vasconcelos volta como mediadora e recebe Herman Blesser, Camila Carvalho, Eric de Gaia, Bia Medeiros e Mariana Guimarães às 14h30.

AULAS DE YOGA

Dia 9

A professora Liliane Oliveira ocupa o Rampa, Lugar de Criação das 10h às 11h30 (Rua Sá Ferreira 202).

A professora Renata Rodrigues dá a sua aula de Hatha Yoga no espaço Geração Dharma, das 8h às 9h (Av. Presidente Vargas 1146).

Dia 10

A professora Fernanda Godoy estará das 10h às 11h50 no Jaya Coletivo de Yoga (Rua Paulino Fernandes 58).

Dia 11

A professora Gisele Oli une a prática do Kundalini yoga com o movimento de danças livres para criar uma aula que permita a expressão única e natural de cada um. Às 11h30 no Gestos (Conde Afonsos Celso 99).

EXPERIÊNCIAS

Dia 9
 
Comida e o Feminino
O projeto Comida do Amanhã recebe o YEMISI — uma coletânea de experiências para a mulher contemporânea — a partir do dia 9, para diversas atividades conectadas ao sagrado feminino e à alimentação consciente, com direito a práticas de yoga, auto cuidado e expressão da identidade. No Museu do Amanhã (Praça Mauá 1).

Ayurveda, a Ciência da Vida
A especialista Laura Pires faz a sua palestra sobre Ayurveda, essa ciência milenar vinda da Índia, capaz de cuidar da nossa saúde de forma holística. Das 17h às 19h no Gestos (Rua Conde Afonso Celso, 99).

Dia 10 de junho

Festa Wake
 A festa matinal, já famosa em São Paulo, WAKE chega para a virada sustentável com música, dança, yoga e alimentação saudável, (re)significando o nosso olhar para o dia a dia. Para dançar o coletivo juntxs, das 8h30 às 10h30 na Oca do EAV Parque Lage (Rua Jardim Botânico 414).

Papila
Já imaginou ma vivência sensorial sobre comida de verdade e família, guiada por cegos e especialistas em mindfulness e alimentação saudável? A Papila acontece às 10h no Território Inventivo — Ilha Compartilhada (Rua Benedito Hipólito 1).

Opavivará
O coletivo artístico carioca ocupa a Praça Mauá com o seu Carrossel Breique e um convite à reflexão sobre a necessidade de fazermos uma pausa do automatismo das nossas rotinas. Das 10h às 17h (na Praça Manuel Antônio de Almeida, sem número).

Dia 11
 
Cine Virada
A plataforma online VIDEOCAMP ocupa o MAR — Museu de Arte do Rio, fazendo a exibição de filmes transformadores, como ‘Terreiros do Brincar’ e ‘As Hiper Mulheres”, uma produção do Vídeo nas Aldeias (VNA). A partir das 11h (na Praça Mauá 5).

Good Truck
O Good Truck estaciona suas atividades na Praça Xavier de Brito a partir das 10h, com uma programação que inclui oficina de cosmética, alimentaçãoo viva, palestras sobre terapias holísticas e cinema ao ar livre. Vamos juntxs.

Like what you read? Give OVNE História a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.