Istock

5 Hábitos para te ajudar a virar a chave na pandemia

Leonardo Meloni
Nov 6, 2020 · 4 min read

Nessa época de pandemia estou trabalhando no formato home office, e não posso negar que me sinto privilegiado por conseguir realizar meu trabalho de casa, já que muitas pessoas não possuem essa opção.

Estou saindo somente quando necessário, tomando todos os cuidados possíveis, fazendo e respeitando o isolamento social.

Porém muitos meses confinado dentro de casa, evitando contatos sociais e nos preocupando de forma extrema com qualquer coisa que se faça no “mundo exterior”, pode causar problemas de ansiedade, fobias e até mesmo depressão.

Ter uma rotina e criar alguns hábitos tem me ajudado muito a manter a cabeça no lugar e aliviar as emoções nessa época de pandemia, por isso, neste artigo gostaria de compartilhar essas experiências que me fazem virar um pouco a chave e não ficar 100% focado no trabalho, e quem sabe elas possam ajudar de alguma forma você que está lendo.

Acordar cedo

Esse hábito pode fazer muitas pessoas torcerem o nariz, pois alguns têm aproveitado o home office justamente para dormir um pouco mais, já que não precisam encarar o trânsito até o local de trabalho.

Como eu sempre fui uma pessoa matutina, eu sei que manter essa rotina é muito mais fácil, porém acredite que esse hábito possui alguns benefícios que podem te fazer mudar de ideia!

Você já pensou que logo pela manhã é bem mais tranquilo realizar suas atividades sem ter interrupções de mensagens, e-mail e outras distrações? Sendo assim, é um horário muito bom para práticas que irão exigir mais concentração, como ler, estudar, meditar ou até mesmo praticar exercícios demais intensidade e menos tempo.

Para acordar cedo é importante dormir cedo, ou pelo menos respeitar o seu horário de sono, e isso pode ser muito particular de cada um.

Praticar exercícios físicos

Mente sã, corpo são. Para manter uma boa saúde mental, é necessário se preocupar sim com o corpo. Realizar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, seja na sala ou algum canto da sua casa, irá te dar mais energia, melhorar a qualidade do seu sono, sua memória e saúde do seu cérebro, além de ser ótimo para a saúde.

Eu costumo fazer exercícios logo quando acordo, dessa forma começo o dia com mais disposição, mas você pode encaixar em qualquer momento do seu dia, o importante é não atrapalhar sua rotina habitual e sim fazer com que ele se torne parte dela.

Lembrando que ter um auxílio de um profissional é essencial, pois atividades físicas feitas de forma errada podem ter o efeito contrário sendo prejudicial a sua saúde.

Ler livros

Iniciar o hábito de leitura pode te ajudar a evoluir na sua carreira, mudar de área, conhecer/aprender sobre novos assuntos ou simplesmente relaxar.

No meu caso gosto de ler antes de ir dormir, então para os que não possuem esse costume, a minha dica é encontrar um horário estratégico e confortável, além disso, no início você pode começar lendo poucas páginas até que a leitura se torne um hábito.

Outra dica importante é buscar assuntos que te agrade, e que te desperte interesse, existem diversos estilos de livros diferentes, então é necessário escolher aquele que faça sentido para você ou esteja de acordo com seus objetivos.

Ouvir músicas

Escutar músicas é uma das coisas que mais gosto, mas deixei de fazer por conta da correria do dia-a-dia.

Ah! Eu não estou falando de colocar os fones de ouvido para trabalhar, estou falando de separar um tempo para ouvir suas bandas favoritas, ou conhecer novos estilos, já que escutar música pode aliviar a ansiedade podendo ser considerado um remédio para nossa mente tendo o poder de nos inspirar, motivar e até melhorar nosso desempenho.

Assistir Séries

Mesmo fora da pandemia assistir e maratonar séries é algo que muitas pessoas já faziam ou tinham como hábito, então aproveitar o isolamento para tirar o atraso, ou começar a ver aquela série que estava na sua lista, pode ser uma ótima oportunidade.

Uma das séries que eu estava enrolando para começar a ver e agora estou assistindo, é a tão aclamada The Office. Hoje me pergunto o porquê demorei tanto para assistir, pois é uma ótima série para te ajudar a dar boas risadas principalmente nesse período tão complicado, então para os que ainda não assistiram, fica a recomendação.

— —

Aproveitar o isolamento para experimentar novas atividades, buscar algo que você goste de fazer, seja desenhar, cozinhar, escrever, ler ou tocar um instrumento, pode ser uma boa oportunidade para se conhecer um pouco mais, e as vezes se surpreender com novos talentos e hobbies.

Porém, vale ressaltar que para quem realmente está passando por problemas onde a rotina não está ajudando, é importante buscar ajuda profissional e conversar com outras pessoas, é uma fase difícil, mas que irá passar.

— -

Link original: https://www.linkedin.com/pulse/5-h%C3%A1bitos-que-me-ajudaram-na-pandemia-leonardo-meloni/

OW Interactive

Agência Digital

OW Interactive

We are part of the digital universe, focused on creating and developing interactive experiences by integrating planning, creativity and technology.

Leonardo Meloni

Written by

OW Interactive

We are part of the digital universe, focused on creating and developing interactive experiences by integrating planning, creativity and technology.