O quanto você se conhece?

“O que você quer ser quando crescer?” — Essa é, sem dúvida, uma pergunta que toda criança já escutou, e na maioria das vezes, a resposta se encontra na ponta da língua: policial, médico(a), bombeiro(a), cantor(a), mágico(a), etc.

Leonardo Meloni
Oct 28, 2020 · 3 min read

Com o passar do tempo, a resposta que parecia tão simples e inocente desaparece dando lugar a várias dúvidas e incertezas. Chega a hora que precisamos escolher, de verdade, uma profissão, agora visando oportunidades, lucro e/ou sucesso profissional, e é o momento que muitas vezes deixamos para trás nossas realizações, sonhos e desejos pessoais.

Tomar essa decisão quando jovem pode ser muito difícil, visto que ainda não temos maturidade e autoconhecimento suficiente para essa escolha tão importante, desta forma podemos nos deixar levar por conselhos ou imposições e acabar muito distantes do caminho profissional que poderíamos traçar ou das realizações e conquistas desejadas.

Como mencionei no artigo Conheça os estilos de liderança mais comuns, o autoconhecimento me ajudou e ainda tem me ajudado em muitas decisões pessoais e profissionais, eu não sou psicólogo e não vou trazer aqui a opinião de um, mas gostaria de mostrar a minha visão sobre esse assunto pois acredito que muitas vezes ele nos prejudica e acaba nos limitando em nossas tomadas de decisões.

O autoconhecimento é a capacidade de analisar a si mesmo e essa prática pode nos fazer ter mais controle sobre nossas emoções e decisões, trazendo grandes impactos na vida pessoal e profissional. Alguns dos seus benefícios são:

Conheça seus pontos fortes e fracos

É importante para cada pessoa entender suas habilidades e dificuldades, dessa forma é possível buscar a evolução dos pontos fracos e aprimoramento dos pontos fortes de acordo com seus objetivos.

Objetivos e metas

Se você se encontra igual a Alice no país das maravilhas, sem saber pra onde ir, qualquer caminho irá servir. Porém é importante ter muito claro seus objetivos e metas, somente dessa forma é possível saber qual o melhor caminho para se chegar lá.

Evitar a autossabotagem

Ações conscientes ou inconscientes que nos prejudicam e nos afastam de nossos objetivos, o autoconhecimento irá ajudar a evitar essas atitudes e nos colocar novamente no caminho até as nossas metas.

Abertura para novas oportunidades

Novas experiências e oportunidades surgem para aqueles que se arriscam mais, possuem iniciativa e tomam mais decisões arriscadas, o autoconhecimento te fará conhecer suas limitações e com isso será possível superá-las.

Comunicação e relacionamento

Para ter um bom relacionamento interpessoal é necessário ter boa comunicação e saber ouvir, se conhecer irá permitir em alguns momentos se adaptar à diferentes perfis e agir de forma mais efetiva, empática e respeitosa com o próximo.

Equilíbrio

Conquistar equilíbrio da vida pessoal e profissional poderá ser encontrado mais facilmente, quando temos uma boa percepção de nós mesmos.

Atingir o autoconhecimento leva tempo e exige paciência, porém algumas ferramentas podem te ajudar:

Disc

O Disc irá te mostrar seus pontos fracos e fortes e as áreas da vida pessoal e profissional que precisam de um foco maior de atenção.

Teste online: https://bit.ly/2FA6iFw

Eneagrama

O eneagrama irá te ajudar a descobrir o seu tipo de personalidade predominante.

Teste online: https://bit.ly/340Fo2P

Detalhamento sobre cada personalidade: https://bit.ly/2SXzCZK

Livros

Buscar conhecimentos nos livros não é novidade e não seria diferente para esse assunto, atualmente existem muitas opções no mercado de títulos que abordam o autoconhecimento.

Lista de livros: https://bit.ly/31buHJ4

Psicoterapia

É errado pensar que o Psicoterapeuta apenas tratam de casos como doença mental ou transtornos, esses profissionais possuem ferramentas adequadas para trajetória do autoconhecimento, contar com uma ajuda especializada é sempre uma boa ideia.

— — -

Buscar o autoconhecimento poderá lhe proporcionar crescimento e realização a longo prazo, mas claro sempre com foco e força de vontade, pois assim como responder de forma simples uma pergunta difícil quando criança, se conhecer melhor pode fazer com que as decisões complexas da fase adulta sejam também mais fáceis de serem tomadas.

Artigo original no Linkedin

https://www.linkedin.com/pulse/o-quanto-voc%25C3%25AA-se-conhece-leonardo-meloni/?trackingId=NMUad2YyRDOaCW6kzCJgUA%3D%3D

OW Interactive

Agência Digital

OW Interactive

We are part of the digital universe, focused on creating and developing interactive experiences by integrating planning, creativity and technology.

Leonardo Meloni

Written by

OW Interactive

We are part of the digital universe, focused on creating and developing interactive experiences by integrating planning, creativity and technology.