Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade
2 min readJul 2, 2016

--

IMG_20160702_091418569

Essa é a foto da rotina de sábado do meu filho.

Minha esposa quem escreveu e colou na parede.

O objetivo principal dela não é guiar o menino.

Na verdade a folha serve mais para me guiar!

Porque eu fico muito perdido ao cuidar de crianças.

Só penso em entretê-los, esqueço da comida, do banho, etc.

Mas hoje essa folha me despertou para algo!

Ao analisar a rotina dele em números, vi que a distribuição do tempo ficou mais ou menos assim:

  • Brincar: 45%
  • Comer:15%
  • Dormir: 35%
  • Limpeza/guardar os brinquedos/banho: 5%

Meu Deus! Por que nosso dia também não é assim?

Mas diversão e menos problema?

Mas não! Nós vamos nos enchendo de camadas, igual a uma cebola!

Assumimos responsabilidades em várias esferas e para com várias pessoas.

É o trabalho, a família, o negócio paralelo que empreendemos a noite (quando não estamos no serviço), aquele favor que ficamos de fazer para um amigo, as redes sociais, os emails, as contas, etc

E a vida vai passando!

Eu tomei a decisão de montar uma nova rotina para mim, e nela terá o tempo de “brincar”!

Porque se não formos felizes hoje e agora, no percurso em direção aos objetivos e sonhos, não seremos ao alcançá-los também.

Não dá para trabalhar todo dia, ralando e sofrendo, sem alegria, pensando:

  • “Quando eu comprar aquele carro aí curtirei a vida”
  • “Quando eu sair do aluguel e tiver minha casa vou ser alegre”
  • “Quando eu achar a mulher/homem dos meus sonhos serei feliz”

Não!

A jornada tem que ser boa, divertida!

É o agora que vivemos. O presente!

Tem uma citação que ouvi numa palestra do Gabriel Goffi que me impactou muito:

Sempre contente, nunca satisfeito.

É não nos conformarmos com a situação atual, buscando sempre melhorar, aprender algo novo, ter mais saúde, melhores relacionamentos.

E ao mesmo tempo sermos felizes com o que temos hoje, sabendo que não precisamos de mais nada para alcançar a alegria diária.

Busque novas conquistas, sempre!

E tenha em mente que as conquistas que vierem apenas somarão, não dependa delas para curtir o dia.

Quando você estiver satisfeito em ser simplesmente você mesmo e não se comparar ou competir, todos irão respeitá-lo.

Lao Tzu

Esse texto faz parte das publicações do Pílulas de de Produtividade. Acompanhe também o que tenho feito, o que li, o que aprendi e não aprendi, minhas várias burradas e meus alguns acertos aqui.

--

--

Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade

Co-founder Ludoteca BGC e Acervo de Jogos, Ruby on Rails developer