Como obter sucesso, sem precisar ser o melhor de todos.

Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade
4 min readAug 23, 2017

Estou lendo o novo livro do Tim Ferris, o Tools of Titans.

São entrevistas resumidas do programa de podcast “Tim Ferris Show” (que tem 1,5 milhões de downloads).

O livro contém mais de 90 entrevistas com personalidades em destaque de diversas áreas.

São resumos excelentes, com média 3 a 4 páginas por entrevista. E todas são muito inspiradoras. Em uma página de leitura aprendo muito, tanto no campo de saúde, quanto empreendedorismo ou desenvolvimento pessoal.

A última coisa que li foi esse conselho de carreira do Scott Adams, conhecido mais como o criador da tirinha Dilbert.

Foi algo tão simples e prático que precisei publicar aqui, em uma tradução livre:

Se você quiser uma vida normal, bem sucedida, não precisará de muito planejamento. Apenas fique longe de problemas, vá para a escola e se candidate aos empregos que você pode gostar.

Mas se você quiser algo EXTRAORDINÁRIO, você tem 2 caminhos:

1) Tornar-se o melhor em algo específico;

2) Tornar muito bom (top 25%) em duas ou mais coisas.

A primeira estratégia é tão difícil ao ponto de ser próxima do impossível. Poucas pessoas irão conseguir jogar na NBA ou fazer um álbum de platina. Eu não recomendo a ninguém nem tentar isso.

A segunda estratégia é bastante fácil.

Todo mundo tem pelo menos algumas áreas nas quais eles poderiam estar nos top 25% com algum esforço. No meu caso, eu posso desenhar melhor que a maioria das pessoas, mas eu não sou um artista. E eu não sou mais engraçado que um comediante de stand-up médio, que nunca fez grande sucesso. Mas eu sou mais engraçado que a maioria das pessoas.

A mágica é que poucas pessoas conseguem desenhar bem e escrever piadas ao mesmo tempo. É a combinação das duas que permite o que eu faço ser tão raro.

(Nota do tradutor: combinatividade = criatividade!

O Murilo Gun ensina isso, que você para ser criativo não precisa criar, basta combinar as coisas. Só de pensarmos assim, que você não precisa criar nada do zero, mas combinar o que vê/conhece, já tiramos um peso das costas)

E quando você adiciona o meu passado profissional, de repente eu tinha um tópico que poucos cartunistas poderiam entender sem viver. (NT: Scott Adams era economista na Pacific Bell, o que lhe deu uma enorme experiência em burocracia e na generalidade das “coisas absurdas” da vida empresarial)

Eu sempre aconselho aos jovens a se tornarem bons palestrantes (estarem no top 25%). Qualquer um pode fazer isso com um pouco de prática.

Se você adicionar esse talento a qualquer outro, de repente você estará como chefe de pessoas que só tem uma habilidade.

Ou então obtenha uma formação em negócios além da sua de engenharia, direito, medicina, ciência, ou qualquer outra. Subitamente, você se verá no comando, ou talvez começando sua própria companhia utilizando o seu conhecimento combinado.

O capitalismo recompensa coisas que são raras e valiosas ao mesmo tempo.
Você se torna raro ao combinar duas ou mais “boas coisas” até que ninguém mais tenha o seu “mix”.

Pelo menos uma de suas habilidades na sua mistura deve envolver comunicação, seja escrita ou verbal. E isso pode ser tão simples quanto aprender como vender mais efetivamente do que 75% das pessoas no mundo.

Esse é primeiro passo.

Agora adicione isso à sua paixão, seja qual ela for, e você já estará no segundo passo, porque essa é a área que você facilmente colocara a energia necessária para alcançar o patamar dos melhores 25%.

Isso pode soar como um conselho genérico, mas você terá muita dificuldade em encontrar uma pessoa de sucesso que não tenha umas três habilidades entre os 25% melhores.

(Fim do texto do Scott)

Clique aqui e receba no seu email uma vez por semana os meus novos textos.

Algo que eu gostaria de comentar sobre o texto é: não se deixe intimidar pela tarefa de estar entre os top 25% no assunto que gosta e em outros dois.

Não é complicado ser o melhor entre cada 4 pessoas em algo específico.

Você pode utilizar a técnica do “para aprender algo, ensine”.

Se você ler um livro sobre o assunto, e explicar esse livro para umas 2 ou 3 pessoas, ou escrever um resumo sobre ele, você facilmente já estará entre as 25% das pessoas que mais sabem sobre aquele assunto (e talvez até entre os 10%, dependendo do assunto).

Não deixe a perfeição se tornar procrastinação. Faça isso agora.” — Danielle LaPorte

--

--

Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade

Co-founder Ludoteca BGC e Acervo de Jogos, Ruby on Rails developer