Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade
2 min readJul 5, 2016

--

Já tem um tempo que eu faço lista de tarefas, e você pode até conferir aqui um relato meu.

Lá conto que embora 41% das listas de tarefas nunca são completadas, eu era o cara dos 100%.

Há um mês eu li um texto no Medium de um autor chamado Srinivas Rao, em que ele afirma que calendários são mais efetivos do que listas de tarefas.

No momento da leitura eu achei estranho, mas fiquei com a ideia na cabeça.

E dois dias depois eu estava lendo o blog do Noah Kagan, fundador do Sumo Me e outras empresas, explicando que o que o faz ser tão produtivo é ter tudo no calendário do google, e não na lista. (Inclusive, a foto acima é o calendário real dele).

Assim, resolvi testar isso.

E foi fantástico.

Eu ainda uso a lista. Quando estou na rua ou no carro, e lembro de algo, eu jogo na lista.

Mas assim que sento no escritório ou em casa, eu pego a lista de tarefas, e vou colocando cada uma delas no calendário, definindo data e horário em que irei fazer aquilo.

E pode até parecer estranho ter que passar todas tarefas para o calendário.

Mas pense nisso: se você não tem um dia e horário em que consiga encaixar aquela tarefa na sua agenda, as chances são que você NUNCA irá fazê-la!!!

Ela vai ficar lá na sua lista de tarefas, e você vai se dizer: “assim que tiver tempo eu faço”.

E depois a sua lista vai entrar para a estatística das 41% de listas que nunca são completadas.

Faça esse teste aí:

1 — abra sua agenda (seja física ou virtual)

2 — pegue sua lista de tarefas

3 — dê a cada tarefa um dia e um horário que você irá completa-la

4 — Veja sua semana ser uma maravilha de produtividade!

E se ao tentar fazer isso, perceber que algumas tarefas você simplesmente não consegue encaixar em lugar nenhum na sua agenda, talvez seja hora de pensar se ela é realmente uma prioridade, ou se é melhor descartá-la!

Um objetivo sem um plano é apenas uma vontade. — autor desconhecido

Esse texto faz parte das publicações do Pílulas de de Produtividade. Acompanhe também o que tenho feito, o que li, o que aprendi e não aprendi, minhas várias burradas e meus alguns acertos aqui.

--

--

Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade

Co-founder Ludoteca BGC e Acervo de Jogos, Ruby on Rails developer