Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade
2 min readJun 30, 2016

--

Você provavelmente já ensinou alguém a fazer algo.

E provavelmente os passos que ensinou ainda estão na sua cabeça.

Quando eu estava no ensino médio, ou 2º grau para os mais experientes, volta e meia alguém me abordava, antes de um teste ou prova, e perguntava se eu sabia explicar o capítulo “X”de alguma matéria.

Muitas vezes eu nem sabia o que era esse capítulo.

Mas não tinha problema. Eu pegava o livro, lia o capítulo, e depois explicava para a pessoa o que entendi.

E normalmente sempre haviam perguntas, e isso me obrigava a voltar ao livro, pesquisar, aprender e explicar.

Ou então voltar ao livro, pesquisar, não descobrir e falar que não sabia e que precisaríamos procurar outra pessoa.

Mas o grande resultado disso tudo era que as minhas melhores notas vinham justamente daí!

As matérias que eu explicava eram as que eu mais entendia.

E levei isso para a vida.

Quando estou aprendendo algo, eu imediatamente já explico para as pessoas como esse algo funciona, o que aprendi, para que serve, etc

E assim o conhecimento fixa muito melhor.

Isso faz você sair da zona do estudo passivo e ir para o estudo ativo.

Ao sair de uma palestra boa, chegue em casa e já explique o conteúdo para sua esposa, pai, mãe, filho, irmão, vizinho, qualquer um.

Isso valerá mais do que as anotações que você fez no bloquinho que sempre dão de brinde nos eventos e que depois nunca mais encontramos.

Lembre-se sempre que você é mais corajoso do que você acredita, mais forte do que parece, e mais inteligente do que você pensa.

– A. A. Milne

.Esse texto faz parte das publicações do Pílulas de de Produtividade. Conheça também o projeto “Dobre sua produtividade em 5 dias”.

--

--

Pedro Schmitt
Pílulas de Produtividade

Co-founder Ludoteca BGC e Acervo de Jogos, Ruby on Rails developer