Lucas Diana
pó e cia.
Published in
2 min readApr 27, 2017

--

tudo mudou depois do acordo ortográfico de 2009

tudo mudou depois do acordo ortográfico de 2009.

deu em todos os jornais
impressos e de TV.
enquanto a internet ganhava novas páginas sobre o assunto
algumas palavras ganhavam um s ou um r a mais
e foram obrigadas a viver juntas.
os hábitos mudaram
agora, de revolta, eu só esquento a janta no fogão
nem fodendo vou querer usar um micro(hífen)ondas.
você que escolhe, acordo:
o hífen ou eu.
e acordo é o caralho
eu nunca concordei com essa babaquice.
prefiro comer comida fria.

reforma também não é.
lá em casa
quando enjoei da cozinha
chamei um pedreiro
quebrou umas paredes
fez sei lá o quê no rodapé
ficou uma merda
chamou de reforma
onde já se viu reformar pra deixar pior?

tive uma ideia
caralho, tiraram o acento da ideia
agora nem dá mais vontade de ter ideias
sem acento parece que as ideias nem são tão legais.
tudo mudou depois do acordo ortográfico de 2009.
falta um charme
um glamour
alguma coisa sobre a palavra
um acento que flutua e ninguém senta

mas aí é com dois ésses
esse assento de sentar sempre foi assim
com dois ésses
porque de sentar nunca foi
pelo menos não no ônibus que eu pego.
eu saía pro trabalho apressado
cansado
mal-humorado
(com hífen)
ao menos nisso o acordo não mexeu:
continuo mal-humorado.

corria atrás do maldito ônibus
mandava parar e gritava PÁRA
eu ia em pé
mas ao menos ia acentuado
agora se eu grito PARA
o motorista responde
“praça sete, avenida afonso pena, rua curitiba”

tudo mudou depois do acordo ortográfico de 2009.

só eu e você
a gente
continua separado.

--

--

Lucas Diana
pó e cia.

redator publicitário, poeta de merda, bom filho e cuzão.