Blockchain.io a Exchange híbrida que combina centralização com descentralização

CryptoInsight
4 min readJun 25, 2018

Os modelos de exchanges, centralizada (CEX) e descentralizada (DEX) pareciam antagônicos, mas Blockchain.io promete ampliar as possibilidades dentro do mercado de trocas.

Introdução

Blockchain.io é uma crypto exchange Europeia que abrirá a venda de tokens em SET/2018. O projeto permite operações tanto off-chain quanto on-chain de maneira simples dentro de uma única plataforma. Pierre Noizat lidera o projeto, e também é CEO da Paymium, que foi a primeira exchange de bitcoins da Europa e uma das primeiras do mundo.

Centralização x Descentralização

A tecnologia blockchain quando surgiu trazia a proposta de transações sem intermediadores, isto é, sem uma terceira parte para atestar que o negócio fosse honrado emitindo confiança. No entanto, hoje os negociadores de cryptomoedas ainda precisam de um intermediador para fazer transações, que são as exchanges. Estas atuam na contramão e a maior parte são totalmente centralizadas; os negócios são off-chain, os usuários não tem acesso as suas chaves privadas e estão mais vulneráveis a ataques de hackers.

Mesmo sob todos aspectos precisamos reconhecer que as CEXs tiveram e têm um papel de importância dentro de todo o processo de expanção do mercado de cryptomoedas principalmente por aceitarem pagamentos com moedas fiduciárias, além de proporcionarem operações rápidas e alta liquidez de mercado.

As Exchanges Descentralizadas (DEXs) são uma alternativa para solucionar os problemas citados como as transações diretas — sem intermediadores, alto nível de segurança e maior transparência nos negócios.

Numa DEX o usuário tem total controle sobre seus fundos, ou seja, detém as chaves privadas, o que não acontece nas CEXs, em que elas detêm as chaves de sua carteira. Todas as negociações são feitas dentro da blockchain através de contratos inteligentes que usam um recurso chamado swap atômico cruzado, este último é o que possibilita fazer troca entre blockchains distintos (ex.: BTC-LTC).

A segurança dos fundos e também a segurança regulatória de governos é o que tem causado tanto interesse nas DEXs. Um ataque hacker por exemplo, não é nada fácil de ser feito porque seria necessário um ataque de 51% onde mais da metade dos mineradores controlariam mais da metade do hashrate (poder computacional) da rede possibilitando, hipoteticamente, invalidar ou reverter transações durante o controle da rede mas isso exigiria um poder energético descomunal, tornando essa operação praticamente inviável.

As DEXs ainda estão no seu estágio inicial, há uma grande quantidade de pesquisas e projetos sendo desenvolvidos para torná-las efetivas. Há alguns empecilhos que fazem delas uma segunda opção, como o tempo de uma operação que pode ser longo, já que as operações são efetuadas na blockchain e isso demanda tempo da rede e tempo é fundamental para operações de trade. Elas também não aceitam moedas FIAT logo, é necessário que já se tenha uma cryptomoeda. Além de terem poucos recursos, poucas opções de moedas e baixa liquidez.

Um trader precisa de liquidez de mercado para fazer suas operações, alta velocidade das transações e segurança no processo.

CEX com liquidações descentralizadas

Blockchain.io desenvolveu uma plataforma híbrida que oferecerá ambos os serviços. O investidor contará tanto com a alta liquidez e baixa latência quanto com a segurança de uma DEX.

Através de contratos inteligentes será possível a qualquer hora executar uma troca justa, mesmo entre blockchains distintas, sem intermediação de terceiros através de swap atômico cruzado.

Os três pilares do projeto Blockchain.io

Três serviços principais de extrema importância serão oferecidos para os investidores.

  • Crypto Exchange: Construída sobre o comprovado registro tecnológico e de segurança da Paymium. Um alto nível de proteção de ativos digitais e registro seguro de transações.
  • Liquidação descentralizada: Criada com base em protocolos de troca justa que permitem a troca atômica em criptomoedas para eliminar o risco de contraparte.
  • Serviços: Serviços de consultoria e tecnologia para executar ICOs de terceiros. Novos serviços de listagem e de criação de mercado para promover maior liquidez de token.

Funções avançadas

  • Matching engine de alto desempenho;
  • Configurações de ordens: a mercado, limitada, stop loss, take profit (gain) e trailing stop;
  • Suporte 24/7/ 365 dias;
  • Audições periódicas;
  • Prop & peer-to-peer lending: Os traders podem pedir dinheiro emprestado de outros usuários da plataforma ou do inventário central blockchain.io para quantidades maiores;
  • Margem de segurança: possibilidade de abrir posições alavancadas.

Token Blockchain.io (BCIO)

Visite o site, assine a White List e leia o White Paper “BCIO Manifesto”: https://blockchain.io/

Se você gostou desse artigo, por favor, siga nossa página e deixe uma rodada de aplausos.

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — -

Disclaimer

Este artigo é uma apresentação geral do projeto Blockchain.io (o “Projeto”) apenas para fins informativos. Este artigo não constitui uma oferta, convite ou recomendação para investir, vender ou comprar qualquer título ou direito, pela Blockchain.io ou qualquer empresa relacionada ou associada em qualquer jurisdição.

This article is a general presentation of the Blockchain.io project (the “Project”) for informational purposes only. This article does not constitute an offer, an invitation or a recommendation to invest, to sell or buy any security or any right, by Blockchain.io or any related or associated company in any jurisdiction.

--

--

CryptoInsight

Here you can get the best insights, news, ICOs and projects analisys, just the best about cryptos. Follow us and enjoy!