A pergunta mais perguntada, também conhecida como: "Mas como é o clima da Dinamarca? "

Laura Serem
3 min readDec 14, 2017

--

Acho que se eu tivesse que definir qual a pergunta que mais me fazem aqui na Dinamarca eu sinceramente ia considerar que talvez seja “Nossa, mas e o clima? é muito frio, né”, então, queridos seres humanos que acompanham essa espécie fe blog, eu resolvi fazer um post inteiro voltado ao clima (também conhecido como a pior parte) da Dinamarca.

Antes de tudo, acho que é importante voltarmos um pouco às aulas de geografia e localizarmos a Dinamarca no mapa da europa, pra fazer mais sentido tudo que eu falar:

imagem tirada do google

Se vocês olharem bem, a Dinamarca é aquela pontinha verde bem encima da Alemanha. Como é um país pequeno demais e quase impossível de ver numa imagem assim, então aqui vai uma imagem só da Dinamarca:

foto tirada do google

Sim, querido ser que está lendo este texto, o país é inteiro fragmentado e tem MILHARES de ilhas. Mas agora que você viu esses mapas, você talvez esteja se perguntando o que tudo isso quer dizer, so here we go.

Todas essas localizações mostram que a Dinamarca possui um clima temperado oceânico. Masss, se você for como eu que fica bem confusa com essses termos geográficos, aqui vai uma explicação mais simples. Por possuir um clima temperado, o país apresenta as quatro estações bem definidas, e não apresenta nenhuma temperatura (muito) extrema, meio que vária entre 18ºC e -3ºC. E por ser oceânico, chove muito e o ano inteiro meio que igualmente, o inverno é mais frio e o verão mais ameno.

Na prática, isso quer dizer que sempre tá frio mas não tão frio. Se você conversar com alguém da Dinamarca, é muito provável que elx te fale que aqui não faz tão frio. É claro que se a gente comparar com o Brasil essa afirmação tá bem errada, mas é que quando comparado com os outros países escandinavos por exemplo, o clima é muito mais "quente" (na Suécia, por exemplo, começou a nevar um mês antes do que aqui). Aqui neva, mas não neva tanto (No tempo inteiro que eu tô aqui, nevaram três dias essa semana só e todo mundo achou incrível já que nos últimos anos não nevou nessa época), e a neve nunca impede ninguém de ir trabalhar, por exemplo, é uma coisa bemmm mais "tranquila".

Mas acho que a coisa mais chata e difícil de todo o clima, pelo menos para mim, é que chove o tempo todo. Sério, é impossível chamar São Paulo de terra da garoa depois que se vem para cá. A chuva é tanta e tão cotidiana, que as pessoas simplesmente não usam guarda-chuva e é bem comum andar na rua vendo todo mundo tomando chuva como se nada tivesse acontecendo (e foco pra dizer que depois de muita luta, eu me tornei essa pessoa também e agora ando bem plena no meio).

No final, pra mim, o menor dos problemas do clima aqui é o frio. Porque o frio em si é bem aturável e dá pra se proteger; o pior acho que é toda a chuva (e vento) que deixam tudo muito mais álgido (eu não tenho a mínima ideia se tô usando essa palavra corretamente, mas eu não queria repetir "frio" mais uma vez HAHAHAHAHA) e impossível de se proteger, já que você sente a friagem em toda parte do seu corpo.

Overall, eu espero ter finalmente respondido (bem) a pergunta de como é o tempo aqui. Mas se vocês ainda tiverem alguma dúvida ou seilá, pode deixar nos comentários daqui ou do facebook que eu juro que responderei.

P.S: se você for professor(a) de geografia e estiver lendo isso, eu talvez tenha super usado a palavra "clima" de um jeito errado, peço desculpas por isso! hahahaha

--

--