Ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de websites acessíveis

Aline Bossi
3 min readJun 11, 2018

--

Depois de definir a acessibilidade em possibilidade de todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físico-motoras, perceptivas, culturais e sociais, usufruir dos benefícios de uma vida em sociedade. E, contextualizar sobre a importância e o impacto social da acessibilidade web no texto anterior (Acessibilidade web: sua importância e impacto social), chegou a hora de falar sobre como, na prática, um desenvolvedor pode garantir que seu website seja acessível.

Esse assunto pode ser mais complexo do que imaginamos, principalmente pelo fato de que há muitas formas para o desenvolvedor garantir que seu website seja acessível. Dentre as possibilidades, contar com a análise de um especialista em acessibilidade, e/ou realizar testes de usabilidade contando com a participação de pessoas com deficiências, é sem dúvidas as formas mais eficiente, mas que demandam grandes investimentos financeiros e operacionais.

Pensando nisso, muitas ferramentas automatizadas surgiram afim de validar um website nas regras de acessibilidades e apontar as falhas encontradas. Dentre as ferramentas, a DaSilva é o destaque para validação das diretrizes brasileiras, e a AChecker é um destaque para validações internacionais.

DaSilva: Uma ferramenta brasileira de validação de acessibilidade

A ferramenta DaSilva foi a primeira ferramenta brasileira disponibilizada para avaliar a acessibilidade. As recomendações consideradas pela ferramenta têm base nas recomendações do WCAG 1.0 e WCAG 2.0 e e-MAG (assunto do próximo post), possibilitando a análise de todas as páginas do website e indicando os erros das páginas em discrepância com as recomendações. Seu funcionamento é simples e permite a configuração da prioridade e da recomendação de acessibilidade.

Além de avaliar um website com base em diretrizes de acessibilidade, a ferramenta DaSilva disponibiliza um selo que pode ser adicionado ao website e então sinalizar que o website passou pelos testes e foi considerado acessível. Ao longo dos 10 anos de funcionamento, a ferramenta DaSilva (versão web) realizou mais de 300 mil avaliações. Entre essas, 10 mil websites obtiveram o selo de acessibilidade. Mas, segundo os desenvolvedores da ferramenta, constatou-se que hoje a grande maioria dos websites que obtiveram o selo já não são considerados acessíveis.

AChecker: Uma ferramenta flexivel de validação de acessibilidade

A ferramenta AChecker valida páginas HTML individuais quanto à conformidade das normas de acessibilidade. A ferramenta suporta as recomendações internacionais WCAG 1.0 e WCAG 2.0, e recomendações regionais, tais como BITV 1.0 (da Alemanha), Section 508 (dos Estados Unidos) e Stanca Act (da Itália).

Além das ferramentas, vale ressaltar que, os navegadores atuais colaboram com a identificação e inspeção de elementos HTML e o HTML5 já conta com várias novas tags semânticas que facilitam o desenvolvimento de um site acessível. Mas, mesmo com todos os auxílios tecnológicos, a execução de testes automatizados colabora com os desenvolvedores na identificação dos problemas, mas somente um estudo aprofundado sobre o assunto pode garantir a eficácia e ajudar a encontrar defeitos e propor soluções.

Saiba mais em

--

--

Aline Bossi

the most creative person you will ever meet / designer / developer / dreamer / explorer / life lover / brazilian ⚡️