O que eu aprendi com o Bruce Lee

Costa Lara
3 min readAug 9, 2015

Todo mundo que tem um pau dentro da cueca e se dá o mínimo de respeito na vida aprendeu alguma coisa com ele. Das coisas que eu aprendi, o mais importante foi isso aqui:

“Meu Objetivo Definitivo:

Eu, Bruce Lee, vou ser o primeiro e o mais bem pago super star Oriental nos Estados Unidos. Em troca disso eu vou entregar as performances mais excitantes e render a melhor qualidade que um ator é capaz de entregar. A partir de 1970 eu vou alcançar fama mundial e daí pra frente até o final de 1980 eu vou ter 10 milhões de Dólares. Eu vou viver do jeito que eu quero e atingir a harmonia interior e a felicidade.”

Ele morreu em 73. Todos os filmes que vc viu, The Big Boss, Fist of Fury, Enter the Dragon, e tem uns outros tb, foram feitos nesses 3 anos.

Eu não sei se ele alcançou mesmo a tal da ‘harmonia interior e a felicidade”, particularmente penso que não.

Mas fez bem mais, né… bem mais: Ele deixou as pegadas, pra vc vir pisando, e continuar de onde ele parou.

E ele fez isso sem saber que era isso que ele tava fazendo, mas pelo menos ele sabia que fazia coisas sem saber.

BE WATER!

Eu tive uma namorada Artista e Chinesa que morava em NY, e ela quando queria me explicar alguma coisa explicava assim tb, apertando meu pescoço e fazendo essa cara igualzinha.

Não dá pra saber o que vai acontecer, mas não é por isso que vc vai deixar de ter um plano GRANDE, e de passar dia e noite se preparando pra ele. Pode ser que as coisas saiam meio tortas, ou dê tudo errado. “Pode ser” nada, eu tô mentindo pra vc: A verdade é que VAI DAR TUDO ERRADO.

Mas se vc não estiver esperando que o que vc planeja vai dar certo, ao invés de ficar brigando pra encaixar um quadrado num círculo, vc vai aceitar a forma que a situação impõe, e ser vc.

E nessa, alguma coisa vc vai acabar fazendo. O que não pode é ficar sem fazer nada, pensando na vida e achando ruim.

Xadrez é jogo de babaca, porque nenhuma disputa na vida se dá de forma simétrica como no xadrez, as lutas de verdade não partem de uma igualdade de condições. Nesse sentido o carteado é mais legal, porque o carteado mede a capacidade dos Homens de fazer o melhor com o que a sorte lhes coloca às mãos.

Na época da escola eu matava aula sempre, e ficava no bar bebendo e jogando Sueca. Hj eu vejo que esse foi mesmo o melhor uso que eu poderia ter feito do meu tempo, que escola é coisa de derrotado.

“Um gênio criativo não pode ser treinado. Não existem escolas para criatividade. Um gênio é precisamente um homem que desafia todas as escolas e regras, que se desvia dos caminhos tradicionais da rotina e abre novos caminhos através de terras inacessíveis antes. Um gênio é sempre um professor, nunca um aluno; ele é sempre feito por si mesmo.”

Foi o Ludwig Von Mises quem disso isso daí. Muitas das coisas da vida antes de saber eu tb não sabia, mas isso aí de que tudo que vc faz acaba dando meio errado e vc tem que dar um jeito de dar certo mesmo assim, eu sempre soube antes mesmo de saber. Tem gente que nasce sabendo.

E se vc não sabe isso, é bom aprender logo.

Vai segurando!

--

--