O Mundo está Louco

O Mundo está Louco

Explorando os corredores 9 a 13 do meu supermercado local.

Fer Feres
4 min readSep 12, 2014

--

Na noite passada, antes do jantar, fui comprar leite e pão no supermercado.

O pão fica na parte de trás do corredor 14 e a fila do caixa rápido estava na frente do corredor 8.

No caminho entre o pão e o caixa eu vi algo muito difícil de processar.

Há milhares de estudos que mostram o estado chocante de nossa saúde coletiva. Para simplificar, eu apenas apliquei as estatísticas para 100 pessoas de forma aleatória. Isto é o que o mundo parece em 2013.

Ninguém é ativo o suficiente.
A maioria das pessoas não está num peso saudável.

No blog Sessions, vemos diariamente o custo que isto implica nas pessoas — emocional, físico, espiritual e financeiro.

Para ser franco, nós estamos em um estado de emergência.

Nós estamos enfrentando um desafio sem precedentes na história da saúde.

E, no entanto.

Este é o meu supermercado local.

Corredor 13.

Ganhe um Footy Legend!

Corredor 12.

Viva um Pouco!

Corredor 11.

Mais prêmios do Footy Legend!

Corredor 10.

É um Carnaval da Lolly!

Corredor 9.

Shlurrrrp.

No caixa.

O chocolate Cherry Ripe a um “Preço Baixo”!!

Se você me dissesse: vá e faça uma loja Diabetes, eu apenas o levaria ao supermercado.

Mas fica ainda mais insano.

Porque depois que você foi metralhado com refrigerantes grandes, chocolates grandes, batatas fritas, salgadinhos, pirulitos, refrigerante pequeno e chocolate pequeno, adivinha o que mais você pode comprar?

Quente demais pra se preocupar!

Isso mesmo! Uma revista sobre pessoas que estão um pouco acima do peso.

Mas…se isso não for suficiente para você, o que me diz sobre isso?

Meu Deus!

Corpos não apenas um pouco acima do peso, mas...corpos esquisitos!

Mas não tenha medo.

Nem tudo é notícia chocante nas revistas e seus papeis brilhantes. Há algumas abordagens mais sóbrias aqui também ...

Para aqueles que procuram uma leitura um pouco mais educativa, por que não tentar Vivendo com Diabetes (Diabetic Living)?

Sem culpa!

Isso mesmo, a melhor coisa a comprar depois que você se encheu de comprar refrigerantes grandes, chocolates grandes, salgadinhos, pirulitos, refrigerantes pequenos e chocolates pequenos é uma revista sobre diabetes!

Ou que tal uma revista sobre saúde preventiva?

Sem culpa!

Enquanto você está comendo um pouco de chocolate Wonka, um pacote de salgadinho sabor churrasco e um copo de suco antes do jantar, você pode ler tudo sobre:

  • Diminuindo as suas gorduras localizadas.
  • Refeições para uma barriga chapada.
  • Amando a parte de baixo de seu corpo.
  • Rejuvenescendo seu coração!

A única foto que eu não pude tirar foi a mais triste de todas.

Foi a da atendente adolescente do caixa. Ainda não era uma adulta, mas muito obesa.

Que esperança ela tem de reverter qualquer que seja a tendência que ela esteja seguindo atualmente?

Que esperança o coração, o fígado, o sistema nervoso tem de ALGUM DIA ser saudável?

1 em 100? 1000?

E o quão cúmplices somos todos nós?

Os consumidores se recusando a comprar essas coisas. E as empresas alimentícias continuando a fazê-las. Os publicitários que fazem tudo o que podem para ajudar a vendê-las. TV, rádio, mídia impressa e empresas de web as promovem por meio de anúncios. Supermercados tentando que a gente encha o carrinho. Os governos que se recusam a regulamentá-los.

Imagine se 65% da população tivesse problemas com jogos de azar e os bancos pudessem colocar raspadinhas nos caixas eletrônicos.

Como que, frente a uma crise de saúde sem precedentes, podemos aceitar um mundo onde o mesmo lugar que está tentando forçar a alimentar a sua diabetes e obesidade também está vendendo revistas para ajudá-lo a lidar com essas coisas?

Este é um daqueles momentos na história em que as gerações futuras vão olhar para trás com vergonha, raiva e perplexidade; total perplexidade.

Atualização: 19h30, 25 de agosto — Este post está alcançando 1 milhão de visualizações e sua repercussão tem me surpreendido. Eu recebi centenas de e-mails, tweets e comentários e por razões práticas, eu tentei resolvê-los em um post que você pode ler no blog Sessions.

--

--