Alunos denunciam manobra do governo contra ocupações

eDemocratize
eDemocratize
Published in
2 min readNov 19, 2015
Foto: Gabriel Soares/Democratize

Em reunião de conciliação feita nesta tarde em São Paulo, o governo Alckmin tentou manobrar as ocupações, anunciando uma “suspensão temporária de 10 dias” do projeto de reorganização do ensino. Entre vaias e discussão, alunos e movimentos afirmam que não aceitarão a proposta do governo.

“Uma clara tentativa de desmobilizar o movimento”. Foi com essa frase que um aluno da E.E. Heloisa Assumpção recebeu a proposta de suspender a reorganização do ensino por 10 dias, feita pelo secretário de Educação, Herman Voorwald.

Mais cedo, o jornal Folha de São Paulo havia noticiado que a suspensão seria permanente, contanto que os estudantes que estão nas mais de 70 escolas ocupadas deixassem os prédios, no período de 48 horas — o Democratize chegou a anunciar a proposta. Porém, alunos que estavam participando da reunião de conciliação alertaram através das redes sociais que não era bem assim.

Posteriormente, a Folha de São Paulo anunciou que “errou”.

A suspensão de 10 dias, de fato, é uma tentativa clara do governo estadual de parar as mais de 70 ocupações ao redor do estado, enfraquecendo o movimento e tendo cerca de dez dias para então manobrar qualquer tipo de resistência contra o projeto. Segundo Voorwald, a suspensão temporária servirá para “explicar melhor para a população do que se trata o projeto”, e não construir coletivamente com estudantes e professores uma outra proposta.

Estudante discute com o secretário da Educação, durante reunião de conciliação | Foto: Gabriel Soares/Democratize

A “falsa notícia” de que o projeto seria suspenso permanentemente foi recebido com bastante comemoração em boa parte das escolas, mas também com muita cautela.

A aluna Juliana, da E.E. Heloisa Assumpção, participava da reunião de conciliação, e fez questão de avisar os demais alunos da escola que não se tratava de uma proposta viável e confiável. “Eles querem nos desmobilizar e continuar a mentir para a população. Nenhum aluno vai sair daqui até que esse projeto caia de vez”, disse um dos alunos que participa da ocupação na escola em Osasco.

Acompanhe aqui em tempo real toda a mobilização dos estudantes em São Paulo, contra o projeto de reorganização do ensino defendido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Com mapa interativo e informações, o Democratize quer o debate democrático sobre a educação.

--

--