Fronteira Bolívia-Perú em Copacabana — Ago/2015 (Aldo Lammel, CC BY-NC)

Fronteiras & Migração

Dicas de como lidar com as inúmeras fronteiras passará em suas aventuras pelo mundo sem quase nada de dinheiro no bolso

Aldo Lammel
Manual
Published in
9 min readMay 12, 2016

--

Viajando | por

Todo mochileiro que for viajar internacionalmente cruzará pelo menos uma fronteira e, mesmo desembarcando em um aeroporto, porto ou terminal de ônibus terá de avisar oficialmente que chegou no país da visita. O mesmo ocorre nas fronteiras físicas onde está linha imaginária, mas diferente do que alguns pensão, quem estiver fazendo uma viagem independente como um cicloviajante ou mochileiro viajando de carona, saiba que não são todas as estradas que levam até o controle de fronteira de um país. Você precisa sempre se importar se a rota de entrada que você está tomando é onde está o posto fronteiriço onde você dirá que está saindo de um país e entrando em outro.

Leia também: Como obter seu passaporte (em breve) / Como obter sua Carteira de Vacinação Internacional (em breve) / Como obter sua Carteira de Habilitação internacional (em breve)

Depois da visita ao país estrangeiro, você deve igualmente de forma oficial dizer que está saindo do país. Não realizar isto, pode te trazer dor de cabeça em forma de multas e, quem sabe, te impeça de avançar na viagem.

Com seu roteiro em mãos nos primeiros países que você for percorrer pesquise no Google com a ajuda do termo (sem aspas) "visto brasileiro nome-do-pais-que-quer-visitar" e assim encontrará a informação que busca com facilidade. Se você planeja viajar por muitos países, vá descobrindo estas informações a medida que viaja, não precisa ser neurótico com isto.

De praxe, tenha sempre seu Passaporte (seu principal documento), Carteira de Vacinação Internacional (provar que você fez a vacina contra a Febre Amarela) e, no caso da Europa por exemplo, o impresso da sua passagem de saída da Europa (falo sobre isto em Passagens Aéreas), o impresso do seu roteiro pelo continente (algo simples, mas ajuda a provar que você tem planos de entrada e saída do(s) país(es), Cartão de Crédito Internacional (para “prova” que tem acesso ao seu dinheiro. É importante seu celular ter acesso a sua conta bancária caso te peçam um extrato da movimentação bancária*), além do impresso do seu Seguro-Viagem. Com tudo isto em mãos, você está bem preparado para ingressar na Europa.

(*) Quem viaja sem grana, é importante ter uma boa quantia na conta pelo menos até a entrada na Europa. Eu superei este obstáculo de não ter dinheiro, comprando a minha passagem para a Europa no Cartão de Crédito e, já com o dinheiro das doações para a compra da passagem aérea na minha conta, não mexi naquele dinheiro até entrar no velho continente. Assim que entrei, transferi a grana da minha conta para o dono do cartão de crédito que me emprestou já que o meu cartão de crédito não tinha limite suficiente para a compra da passagem. Ou seja, se me pedissem um extrato da minha conta, veriam uns R$2.300, uma quantidade de Euros baixa, porém provava que eu "teria" recursos para viajar pela Europa e não acabar como um mendigo ou tendo de buscar trabalho já que o meu visto era o de turismo.

Europa e regiões que, se você entra legalmente em um país, é liberado para os demais

Em algumas regiões do planeta ao ser aceito para entrar em um país que compõe um grupo, automaticamente você é liberado para vários outros países membros daquele grupo, geralmente países vizinhos ao país visitado, não sendo necessário fazer o processo de saída e entrada em cada nação que você for percorrer naquela determinada região. Exemplo disto é a cobiçada Europa onde quase todos os países são membros de um acordo chamado Schengen, que diz em suas regras que os países-membros (quase todos da União Europeia) tem suas fronteiras abertas aos viajantes que foram aceitos por algum país membro. Por exemplo, você voo para a Europa, pousando em um aeroporto de Lisboa, Portugal. Lá, você passará pela migração e, como Portugal faz parte do Schengen, se você for aceito para entrar no país automaticamente você poderá viajar por três meses por todos os muitos países membros do acordo.

Leia também: Seguro Viagem obrigatório para viagens à Europa

Sou brasileiro e tenho acesso facilitado, como na América do Sul, por exemplo

Viajantes brasileiros quase sempre são muito bem visto do ponto de vista legal por parte da migração. Na América do Sul, brasileiro tem apenas que passar na migração de cada país para formalizar a entrada e não há custos. É chegar, preencher uma ficha onde você diz quem é e o que está fazendo no país, ganhar o carimbo e pronto.

Sunny Tee, eu e um francês em Copacabana, Bolívia — ago/2015 (Aldo Lammel, CC BY-NC)

Certa vez conheci um estadunidense com cidadania brasileira. Por descuido, o mochileiro Sunny apresentou seu passaporte estadunidense na fronteira Bolívia-Perú e foi obrigado a pagar uma taxa a qual eu, ao seu lado, não precisei como brasileiro. O rapaz ainda tentou apresentar seu passaporte brasileiro, mas a migração por algum motivo obscuro não aceitou, alegando que para eles, naquele momento, ele era primeiro um norte-americano (não membro do MercoSul) e tinha de pagar.

Quando um país exige visto de brasileiros

Estados Unidos. Clássico destino dos brasileiros que ainda pede visto de brasileiro. Você tem de ir até a embaixada ou consulado dos EUA mais próximo de você e pedir o visto. Ainda desconheço na prática como é chegar sem visto em um país que exige visto de brasileiro e que possui representação consular do Brasil. Posso pedir visto já estando lá? Não sei. Pesquise.

Quando um país exige visto e não tem representação consular brasileiro

Acredite, existem países onde o Brasil não tem escritório, como no caso da Moldávia, no leste-europeu. Antes de entrar no país você tem de ir a um consulado deles em algum outro lugar do mundo para dizer que irá para lá. Como no Brasil não existe escritório da Moldávia também, você tem de ir, por exemplo, até Paris, ir no consulado e pedir o visto porque se você chegar na Moldávia sem o visto, não terá como pedir ajuda, vão te deportar, ou seja, te mandar para casa na marra.

Quando um carimbo no Passaporte te impede de entrar em um país

Alguns países árabes não aceitam viajantes que tenham no passaporte carimbo de visita a Israel. Há outros casos de birras políticas. Fique atento, converse com outros mochileiros que você vai esbarrando pelo caminho, porém não fique paranóico com isto porque são raros os casos deste tipo de problema.

Está no exterior e com problemas na documentos ou na entrada em um país

Vá até a embaixada/consulado brasileiro mais próximo de você. Conte a eles o seu problema e siga a risca a recomendação que eles te darão. Geralmente estes lugares estão cheios de brasileiros e tu não terás problemas para se comunicar caso não domine o inglês ou o idioma nativo da região a qual você se encontra.

Conexões aéreas, cuidado para não cair na armadilha

Você está para comprar uma passagem de avião do ponto X para um o país Y, compra a passagem e então percebe que o voo fará escala no país Z, justamente um daqueles que o visto antecipado é obrigatório. O pior é que você não tem direito a reembolso da passagem aérea. E agora? Entendeu o tamanho do problema? Não importa se será apenas uma troca de avião na conexão, não irão deixar você embarcar sem o visto.

Para quem irá entrar na Europa em um voo, por exemplo, mesmo que seu destino seja Madrid, mas seu voo faz escala em outro país da União Europeia, você não deve estar preparado para passar pela migração da espanha, tu tens que estar preparado para o país da sua escala. Por exemplo, quando voei do Panamá à Espanha, eu estava apreensivo porque conheci histórias de mochileiros que tiveram problemas com a migração espanhola do aeroporto de Madrid. Durante a troca de avião na Alemanha, um homem pediu meu passaporte, o mostrei, ele o carimbou e eu entrei no novo voo pensando "Será que conseguirei entrar na União Europeia?". Assim que cheguei em Madrid, percebi que não havia migração no portão por onde desci. Peguei minhas coisas e quando menos esperei, já estava nas ruas me Madrid com minha anfitriã dizendo "Tu fez a migração na Alemanha e nem percebeu" e como a União Europeia tem esta regra que os países membros do Schengen tem fronteiras livres assim que você é "aprovado" para entrar em um dos países membros, não foi necessário eu fazer migração na Espanha. Então a dica é: tome cuidado para estar preparado para a migração não do seu destino final, mas sim no país onde você fará conexão com troca de avião.

Leia mais: Passagens Aéreas (Em breve)

Estou para ficar ilegal ou meu prazo de permanência turística está terminando

Geralmente tu tens 90 dias para ficar em um país estrangeiro para turismo (no caso da Europa, existe um enorme grupo de países chamado de "Acordo Schengen" onde tu tens 90 dias para visitar tudo, ou seja, vários países do velho continente com apenas este prazo), contudo se você ultrapassou o prazo informado em seu passaporte esteja ciente que poderá haver multa. Mande um e-mail à Embaixada/Consulado Brasileiro no país que você está, pedindo orientação. Em seu primeiro e-mail já informe a data da sua entrada no país (no caso da Europa Schengen, avise a data da sua entrada no continente), o tipo de visto ("Turismo" quase 100% dos casos) e o prazo que tu tinhas para viajar legalmente. O consulado costuma te enviar para um centro de imigração onde você poderá tentar prorrogar sua permanência até a data da sua saída definitiva. Se tiver passagens aéreas, ônibus, trem, ou seu roteiro de viagem em mãos, melhor.

Na Europa, eu tinha apenas três meses de viagem, mas já estou há quase um ano viajando pelo velho continente e para evitar complicações na fronteira, só sairei da Europa Schengen quando estiver disposto a trocar de continente e talvez receber uma penalidade de não poder voltar na Europa pelos próximos cinco anos. Me questione nos comentários deste artigo sobre como foi o desfecho desta história minha na Europa. Eu posso ter já finalizado a trip pelo velho continente porém esquecido de escrever para você sobre isso.

Link para o comentário original no Youtube: https://goo.gl/9Uinyi

Sorria e procure comunicar-se no idioma local

Sorria, tenha postura, seja amigável e relaxe. Ninguém vai te machucar, mas pode buscar motivos para não te deixar passar. Claro, meu caro, salvo países com extremo controle de segurança nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres de país com histórico de sofrer ataques terroristas ou grande movimentação migratória, como no caso dos Estados Unidos e países europeus. A xenofobia — preconceito contra estrangeiros — é realidade e eu que tenho uma fisionomia que lembra muito um homem árabe, sei bem disso, então não dê motivos para alguém com poder de vetar sua entrada no país que quer conhecer. A política do pessoal de fronteira é não ser amigável, mas isto não te impede de ser e é uma arma que "amacia" as coisas. Quando cheguei na Alemanha e falei espanhol e um pouco de inglês com o rapaz da migração, o homem foi ríspido e disse que "aqui é Alemanha e aqui se fala alemão". Eu o entendo de certa forma, me limitei a sorrir e me mantive em silêncio, entregando-lhe tudo o que eu tinha comigo: meu passaporte, meu cartão de crédito internacional, um seguro-viagem de 30 dias do cartão de crédito de um amigo (que me pôs como dependente e me enviou o documento por e-mail) e a passagem de volta ao Panamá* e em menos de um minuto já estava com o meu visto europeu de 90 dias de turismo carimbado no passaporte. Não me foi pedido extrato bancário, roteiro de viagem, comprovante de reserva de hospedagem ou carta-convite de amigos ou família europeus, nada além do que citei para você. Já ao rapaz que estava na fila do lado, foi questionado sobre tudo e pelo que pude perceber, pediram coisas que ele não tinha. Não fiquei ali para ver o desfecho, mas recomendo SEMPRE sorrir, tente relaxar ao máximo e use pelo menos palavras de saudação e agradecimento no idioma local, mesmo que sua pronunciação seja tosca. O importante é mostrar que você respeita a cultura local e está se esforçando.

Gostou? Curta, comente e siga lendo:

Índice do manual

Atualizações!

Siga-nos pressionando “Follow” no e curta a gente no Facebook para receber as notificações de novas páginas do manual.

Recomende

Compartilhe este link abaixo:
http://mochilaebike.org/manual

Mochila & Bike

Sobre | Facebook | Instagram | Youtube | Diário | Termos de Uso

--

--