Não diga que eu sou “uma negra bonita”. Não seja racista em sua tentativa de elogio

Afro Creators
Afro Creators
Published in
2 min readFeb 29, 2016

Tássia Reis, 26 anos, cantora, dançarina, empreendedora, Afrobapho, Afrofuturista e abençoada pela divindade da lacração, concedeu uma entrevista para o Afrocreators.

“Okay ladies, now let’s get in formation”

✮ Como está se sentindo agora…rs?

Maravilhosa, tenho me sentido constantemente assim, hahaha!

✮ Está produzindo algo novo pra esse ano (show, clipe, disco)?

Sim estamos produzindo muita música boa, estamos iniciando o Projeto do Disco, e as idéias estão borbulhando, mas quero fazer com calma e estamos pensando no disco pro ano que vem. Enquanto isso, muita música boa ta pra sair, sem contar as parcerias com artistas que amo !

✮ Como é ser uma Afro empreendedora, artista, ativista, dentro do cenário musical independente no Brasil ? (Criação, entretenimento, ativismo e negócios)

Ter sido uma dançarina me mostrou que não há estrutura cultural no Brasil, que de certo modo me preparou para entender os altos e baixos (mais baixos q altos) da carreira de um artista no nosso país.

Sendo realista, e não pessimista, o mercado é racista, e não te enxerga como uma produtora/empreendedora do ramo cultural, e quando te enxerga a todo momento fica dizendo que você é uma promessa e que você vai estourar na próxima temporada.

Não reconhecer que seu trabalho a cada dia tem sido visto e querido por mais pessoas não é estourar? Lembrando que o cenário que pertenço é o Independente, que as chances desse “ estourar” acontecer são quase nulas pra uma mulher negra independente no Brasil. Já que a figura da Mulher Negra é sempre retratada com objetificação na tv, publicidade e mídia.Os espaços para nós estão demarcados e quase sempre até um certo limite, onde eles pensam que nos conformaríamos, a nível de representatividade.

Ignoramos os achismos e fazemos o nosso trabalho,a cada dia superando as deficiências de aprender na raça e não numa cartilha como o trampo deve ser feito. Apenas dizendo que não tem nenhum problema com o mainstream, e acho importante que ocupemos todos os lugares e espaços. Só reforço que a cena independente apesar de suas falhas, existe e independe de “estourar” para acontecer.

✮ Momento Textão

Mores, se quiser me elogiar não diga que eu sou “Uma negra bonita”, quando você diz isso, está dizendo que todas as outras negras são feias, e que por sorte eu sou bonita.

Quando você vai elogiar uma pessoa branca, não diz pra ela, “nossa você é uma branca bonita” sacou a questão ? Não seja racista em sua tentativa de elogio. Diga apenas você é bonita, e fim.

P.S. Nunca me chame de morena, senão vai passar vergonha e vai ganhar textão sim !!!!

✮ Curiosidades

Um clássico musical na sua vida

Feeling Good — Nina Simone

Um videoclipe inesquecível: Wanna be were u are

Floetry feat Mod Def

--

--

Afro Creators
Afro Creators

Conhecer o perfil dos Afro empreendedores, artistas, jornalistas e todos que estejam criando e desenvolvendo projetos atualmente.