Por que eu prefiro o Telegram

Um aplicativo de chat com algo a mais

Lukaz

--

Embora WhatsApp e Facebook Messenger sejam os indiscutíveis "reis dos messengers", em termos de uma simples contagem de usuários (cada um atendendo a mais de 500 milhões de usuários), o Telegram é uma alternativa interessante que ganhou muita força desde o seu lançamento em 2013, principalmente logo após a aquisição do WhatsApp pelo Facebook e o rescaldo das revelações de Snowden.

Hoje, cerca de 1 bilhão de mensagens são entregues diariamente pelo Telegram para mais de 50 milhões de usuários ativos, com o acréscimo de 1 milhão de novos usuários por semana.

Para mim, 0 que fez com que eu migrasse para o Telegram não foi uma decisão de não querer fazer parte do reino de Mark Zuckerberg nem o fato da NSA e do GHCQ tentarem interceptar todas a comunicações feitas pela Internet. Eu prefiro o Telegram, pois ele oferece funcionalidades que a maioria dos seus concorrentes não têm.

Transferência de Arquivos

Você já tentou enviar um arquivo PDF ou Word, uma planilha de Excel ou um eBook usando o WhatsApp ou o Facebook Messenger? Você não teria sorte. Ambos não aceitam outros arquivos que não sejam imagens, áudio ou vídeo.

O Telegram pode transferir qualquer arquivo. Por exemplo, se um app para iPhone ou iPad possui o menu “Abrir com…” para compartilhamento de arquivos, este incluirá a opção “Abrir com Telegram” (Quando o Telegram Messenger estiver instalado em seu dispositivo). Toque nesta opção e o Telegram perguntará para quem o arquivo deve ser enviado.

Clientes Desktop

Enquanto a maioria dos apps de mensagem são exclusivos para smartphones, o Telegram oferece—além de aplicativos móveis para iOS, Android, e Windows Phone—clientes desktop para Windows, OS X, e Linux. Há até uma versão em Javascript chamada Webogram que pode ser acessada em qualquer navegador moderno. Para os mais nerds, há também uma versão em linha-de-comando para Linux.

Pelo fato das API’s de mensagem do Telegram serem bem documentadas e abertas (ao contrário do WhatsApp ou iMessage), desenvolvedores terceiros têm a liberdade para criar seus próprios clientes do Telegram.

Aliado a sua capacidade de manipulação de arquivos universais, este amplo suporte a plataformas faz do Telegram o aplicativo perfeito para transferência de arquivos.

Sincronização Perfeita de Mensagens

Todas as mensagens e arquivos que você envia e recebe via Telegram, com a exceção de chats secretos (criptografados de ponta a ponta), são sincronizados em todos os seus dispositivos. Esta é uma funcionalidade totalmente desconhecida para usuários do WhatsApp, visto que seus smartphones são seus únicos dispositivos para troca de mensagens. Porém, também é uma experiência totalmente nova para usuários do iMessage, uma vez que nem sempre a sincronização de dispositivos do iMessage funciona perfeitamente.

Possibilidade de ocultar seu número de telefone

A maioria dos apps de troca de mensagens, incluindo o Telegram, utilizam o numero do telefone ao invés de combinações de usuário/senha para identificar seus usuários, o que normalmente traz a implicação de que todos aqueles com quem você fala terão que saber o seu número de telefone.

O Telegram oferece a seus usuários a possibilidade de criar um nome de usuário público, pelo qual eles poderão ser encontrados pela função de busca global das aplicações do Telegram, sem expor seus números de telefone.

Além de poderem ser localizados pela busca global do Telegram, os usuários do aplicativo podem inserir um link “telegram.me” em seus websites, blogs, ou em suas assinaturas de email, o qual iniciará um respectivo chat no Telegram com um único clique ou toque.

Nenhum smartphone exigido

Enquanto os apps de mensagem mais populares necessitam de um smartphone como um dispositivo de mensagens, o Telegram pode ser usado livremente em um tablet ou computador desktop. Você apenas precisa de um número de telefone para fins de identificação.

Para o primeiro registro no Telegram, basta abrir seu navegador, acessar o Webogram (em https://web.telegram.org) e fornecer seu número de telefone. O Telegram enviará uma mensagem SMS para esse número, incluindo um código, que será usado para fazer login no Webogram.

Cada vez que você fizer login no Webogram, ou a primeira vez que você iniciar o Telegram Messenger em seu tablet ou computador, após a instalação, um código deste tipo será enviado para o número de telefone fornecido durante o primeiro registro.

Funções futuras

Com todas estas funcionalidades, o Telegram definitivamente não é só uma alternativa inteligente ao WhatsApp. Ele poderia também ser um digno concorrente de aplicativos de chat corporativos como HipChat e Slack (se você não precisar das interfaces deles para serviços externos).

Para que isso possa acontecer, o Telegram teria que adicionar algumas funcionalidades:

  • Melhor distinção ótica entre chats de grupos e chats individuais. No momento, a visão geral dos chats do Telegram Messenger é bagunçada, assim como a do WhatsApp. O Slack e o HipChat estão fazendo um trabalho melhor neste quesito.
  • Menções e opções de notificação refinadas. Talvez você não queira receber notificações de todas as mensagens recebidas em um chat de grupo, mas somente daquelas nas quais você for mencionado(a). A realização de filtros para menções poderia ser implementada utilizando os nomes de usuários públicos (ex. @herrpoerner). A partir desse ponto, deve ser relativamente fácil implementar respectivas opções de notificação.

Os últimos meses mostraram que os desenvolvedores do Telegram são bastante ativos e estão sempre dispostos a ouvir sugestões. Quase todas as atualizações das aplicações cliente do Telegram (que chegam em espaços de tempo relativamente curtos) incluem novas funcionalidades e opções.

E então, quando você vai experimentar o Telegram?

--

--