Dia 0 — Como é que isto vai funcionar

Samuel Fialho
2 min readJan 11, 2018

--

Como referi no artigo anterior, este artigo pertence a uma série a que chamei “Como testar uma ideia de negócio sem metermos os pés pelas mãos”. É amplamente inspirado no trabalho de Matthew Odette e pode ser visto aqui.

Algumas regras

  1. Ainda não tenho a certeza de quanto tempo irá demorar este teste, mas sei que não pode demorar mais do que 30 dias. Porquê 30 dias? Porque, de momento, é o tempo que tenho disponível. E porque é melhor ter uma data limite do que não ter. Contudo, o produto pode ser testado em menos tempo e já explico porquê.
  2. Não irei construir o produto em si. Tal como expliquei no artigo anterior, esta é uma das mais-valias desta metodologia. Aquilo que irei testar é a receptividade das pessoas a este produto.
  3. Irei investir entre duas a quatro horas por dia ao projecto. Dependendo dos fins-de-semana, poderei, em algumas ocasiões, gastar um pouco mais de tempo.
  4. No final de cada dia, espero escrever um artigo rápido neste blogue, com o objectivo simples de descrever duas coisas: o que é que fiz hoje e o que é que vou fazer amanhã.
  5. A qualquer momento que tenha informação necessária que possa pôr em causa a fiabilidade do projecto, terminá-lo-ei de imediato (e descreverei aqui as razões).
  6. Se atingir os objectivos do MVP antes do final da data, encerrarei este processo e avançarei com o desenvolvimento do projecto.
  7. O MVP deste desafio pressupõe o seguinte: a criação de uma marca para o produto; a criação de um site que aceita subscrições (contas de email) para informar os utilizadores da data de lançamento do projecto; uma campanha publicitária digital que atraia os utilizadores ao site.
  8. O objectivo do MVP será o seguinte: avaliar o número de subscrições no site e determinar um número mínimo aceitável para perceber se existe procura suficiente.

Como referi anteriormente, é importante não ligar-nos demasiado às nossas ideias. Por isso, esta metodologia permite-me “matar” rapidamente a ideia caso ela se revele um fracasso, dados os meus parâmetros, sem que isso represente algo de pessoal para mim. Desta forma, tenho a certeza de que não irei perder tempo e, a avançar, terei alguma confiança nos dados obtidos.

O que é que pode esperar destes artigos

Basicamente, irei tentar descrever de uma forma sucinta o que fiz em cada dia. Tentarei ser o mais transparente possível. Poderá obter aqui informação sobre como:
- Desenvolvi a marca;
- Qual o processo que me levou a tomar determinadas decisões;
- Como é que achei o preço do produto;
- Como é que criei os formulários;
- Frustrações e rejeições;
- Desafios no modelo de negócio;
- Desafios tecnológicos;
- Como criar uma campanha publicitária no Facebook;
- E tudo o resto que se revele interessante.

O que vou fazer amanhã

Amanhã irei falar-vos sobre a ideia em questão e dar a conhecer o meu público-alvo.

Até lá e obrigado por continuar a ler estes artigos.

--

--

Samuel Fialho

Full Stack Designer. React forever apprentice. Communication thinker. Original from Nazaré. Based in Lisbon.