10 dicas de como fugir da crise e enriquecer vivendo de maneira mais simples

Maike Robert
Dinheiro + Simplicidade
5 min readSep 28, 2015

--

“Ser rico” é o sonho de muito gente, principalmente no Brasil onde há um grande desequilíbrio no padrão de vida.

Cena do desenho Pica-Pau

Para alguns, ser rico significa ter iates e mansões, para outros significa ter comida todo dia. Infelizmente…

Dinheiro vs Felicidade

Muito se discute sobre a influência do dinheiro na nossa felicidade. Quem tem, fala que dinheiro não compra felicidade, quem não tem diz que não compra, mas que manda buscar.

Realmente cada pessoa é de um jeito, cada caso um caso. Um estudo divulgado recentemente feito no Reino Unido aponta que “A satisfação com a vida, o senso de valor e a felicidade são maiores, e a ansiedade menor, à medida que aumenta o patrimônio de um domicílio”, já outro estudo que analisou o salário ideal para ser feliz (nos EUA) mostrou que existe um valor fixo de salário para garantir a felicidade, pouco mais de 4 mil dólares por mês, e ainda defende que se o salário for maior que isto o nível de felicidade tende a diminuir.

Analisar estes estudos e o meio em que vivemos, me faz acreditar ainda mais em uma simples teoria: a felicidade pode ser influenciada se a falta do dinheiro afetar as necessidades essenciais da vida, como saúde, moradia e alimentação. O ideal é ter mensalmente o mínimo que permita sustentar as necessidades básicas da vida, pois neste caso, o dinheiro irá gerar segurança e até um certo tipo de conforto básico.

A famosa pirâmide de Maslow

Simplicidade Voluntária

Independente de riqueza, da quantidade de dinheiro que se têm, existe um movimento que defende o modo de vida frugal, ou seja, viver de maneira simples voluntariamente, o que é bem diferente de viver de maneira simples por não ter opção.

Não é mais rico quem tem mais, mas quem precisa menos

A ideia é viver com menos, porém com mais qualidade. Comece aprendendo a consumir de maneira consciente, veja abaixo 10 dicas de como ter uma vida mais frugal:

  1. Pare de imprimir coisas
    Hoje em dia isso não é mais necessário (salvo em alguns serviços obsoletos). Use um bom serviço de armazenamento em nuvem, como o Dropbox, deixe seus documentos lá e pronto. Quando for a algum evento veja se é possível apresentar o ticket pelo celular, receber ingresso em casa é coisa da década passada. Inclusive saiba por que o ticket online tomou o lugar do ingresso de papel.
  2. Economize recursos naturais
    Além de parar de imprimir para deixar as árvores felizes, diminua o tempo no banho. O brasileiro é o povo no mundo que mais toma banho. Sempre que possível tome apenas um banho ao dia.
  3. Use menos o carro, compre uma bike
    Nem sempre é possível deixar o carro de lado, mas que tal diminuir o uso, ir de bike para o trabalho ou até negociar um home office de um dia na semana com a empresa? Sabe quanto você já emitiu de CO2 com o seu carro ou até quanto já gostou com ele com gasolina e todos os outros custos? Acesse o site Meu Carro é um Monstro e descubra.
  4. Faça uma mini horta de temperos
    É super legal cuidar da sua própria horta, e além de economizar, você se alimentará melhor tendo temperos e ervas fresquinhas ao seu alcance.
  5. Congele os alimentos
    Prepare suas próprias refeições, divida em porções individuais e congele. Com isso, além de comer melhor evitando produtos com muito sódio e conservantes, você ainda economiza tempo e dinheiro. Não pode cozinhar? Hoje existem diversos deliverys de comida congelada sem conservantes como é o caso da Vovó Cléo, AllLight, dentre outros, procure na sua cidade.
  6. Troque suas roupas ao invés de comprar novas.
    Existem movimentos como o Trocaderia, que promove o encontro de pessoas para a troca de roupas e acessórios.
  7. Se desfaça do que não usa e compre coisas usadas
    Está cada vez mais fácil se desfazer do que você não usa mais, além da possibilidade de doação, você também pode vender suas coisas em sites como o OLX, FicouPequeno, brechós dentre outros. Na hora que precisar de algo, recorra a estes mesmos sites e lugares para economizar e fazer sua parte para um mundo mais sustentável.
  8. Use programas de milhagem
    Nada melhor do que não pagar por sua próxima viagem ou quem sabe até trocar os pontos por aquele eletrodoméstico que você está precisando. Programas de milhagem são uma ótima opção a longo prazo para aumentar seus benefícios em cima das suas compras.
  9. Faça exames preventivos
    Como dizem, tendo saúde e paz, o resto a gente corre atrás. A preguiça de agora pode sair caro lá na frente, e não estou falando apenas de dinheiro aqui. Você já foi no dentista este ano? E um check-up geral com direito a jejum e exame de sangue? Eu mesmo tenho preguiça de me cuidar neste sentido, mas não tem jeito, marca a consulta e fique tranquilo.
  10. Faça você mesmo
    Consertar a costura de um vestido, pintar um móvel antigo, além da economia, aprender coisas novas é uma ótima maneira de exercitar sua mente e desestressar.

Enriquecer, no caso deste texto, não tem só a ver com dinheiro, mas também com a maneira como se vive a vida, como se consome os recursos naturais, como nos comportamos e muito mais. O planeta e o nosso bolso agradece.

Até a próxima!
Maike Robert

Se gostou do texto, clique no “coraçãozinho” aí embaixo e compartilhe o texto no seu Facebook. Você ajudará para que este texto seja lido por mais pessoas.
Escreva uma resposta ou deixe uma nota para que eu possa saber sua opinião
.

--

--

Maike Robert
Dinheiro + Simplicidade

Diretor de Produto e Co-Fundador AppTicket, Onne.link e Loymaker | Você ama ou odeia startups? Conheça o JeitoStartup 🚀