Os pontos positivos e negativos de Batman vs Superman

Arthur Ferraz
Água de Salsicha
Published in
4 min readMar 26, 2016

Nessa última quinta-feira estreou um dos filmes mais aguardados do ano, Batman vs Superman. Dirigido por Zack Snyder, o filme vem dividindo a crítica, enquanto alguns amaram o filme, outros detestaram. Confesso que quando sai da sala do cinema, eu estava no segundo grupo, porém busquei opiniões contrárias a minha e acabei concluindo que é um filme fraco, mas não péssimo como eu antes havia achado. Confira alguns dos pontos altos e os pontos baixos do filme:

O que funcionou

Estilo

Sou muito fã da estética dos filmes de Zack Snyder e isso não decepcionou, o estilo sombrio cartunesco do diretor encaixa muito bem dentro da proposta do filme. Os efeitos especiais são exagerados em algumas cenas, mas no geral não incomoda e existem cenas realmente grandiosas e épicas muito bem construídas. Em relação a fotografia e design, o filme é quase impecável.

Batman

Ben Affleck como Batman foi outro ponto alto do filme, o ator faz sim um grande papel como morcegão. A construção do Batman mais velho e cascudo funciona muito bem, apesar da explicação sucinta, ficou bem claro as motivações e traumas do herói.

Mulher Maravilha

Mesmo sendo totalmente dispensável para história e aparecer bem pouco, a Mulher Maravilha é um dos personagens mais legais do filme. Muitos reclamaram da escolha da atriz, que é de fato bem franzina para fazer o papel da heroína, porém eu gostei bastante da personagem. Estou realmente ansioso para sua história de origem.

A discussão

Apesar de ser superficial, achei o filme bastante eficiente em questionar os limites do heroísmo e do vigilantismo. Existe até mesmo alguma sabedoria nos loucos pensamentos de Lex Luthor. Se o filme tivesse se focado nessa questão mais ideológica, talvez o resultado teria sido melhor.

Não tentou imitar a Marvel

Sim, isso é um ponto muito positivo. A DC não veio competir com o público da Marvel e trouxe uma história bem mais sombria e realista que a sua concorrente, mesmo não sendo o melhor filme, acredito que possa vir coisa boa ainda.

Pontos Negativos

A montagem

Provavelmente a pior coisa do filme, são longas duas horas que passam bem devagar. O longa parece ser composto de um apanhado de cenas melodramáticas e até boas, porém sem liga alguma entre elas. Talvez esse problema seja um pouco sanado na versão estendida.

O roteiro é pouco amigável

Existe muita informação que é jogada na telona sem nenhuma explicação e só podem ser compreendidas com conhecimento prévio. Isso é totalmente aceitável em se tratando de informações pouco relevantes, porém isso acontece o tempo todo, as pessoas saíram do cinema sem entender muitas coisas, e eu me incluo nesse grupo. O próprio Lex Luthor, é um personagem que é totalmente jogado na nossa cara, se você é fã dos quadrinhos, você sabe quem ele é, porém a maioria não entendeu suas motivações e ele ficou sendo um vilão totalmente forçado e aleatório.

O embate

Muito atrelado com o desenvolvimentos dos personagens, era sinceramente o que eu mais esperava do filme e o que mais me decepcionou. As motivações são pouco exploradas, os personagens são mal desenvolvidos e a resolução do conflito é ainda pior.

Superman

Superman é provavelmente o pior personagem do filme. Mesmo não sendo o filme de origem, era esperado que houvesse algum tipo de introdução mínima ao personagem ou pelo menos algum desenvolvimento, mas nada aconteceu. Ele funciona quase exclusivamente como um grande objeto do roteiro para andar com a história, mas ele definitivamente não funciona como personagem. A identificação do público com ele é praticamente inexistente, piorando muito o final, que deveria ter uma carga dramática muito pesada.

Muito conteúdo

A falha crucial do filme foi a excessiva quantidade de informação que foi embutida em duas horas. Obviamente, a história não cabe em apenas um filme e os cortes necessários para isso acontecer decorreram em basicamente todos os pontos negativos do filme. Tudo é corrido, praticamente cada cena dá um salto gigantesco na trama e não há tempo para assimilar o que está acontecendo e muito menos desenvolver os personagens. Arrisco dizer que se fossem feitos dois filmes, poderiam ter tido resultados muito melhores.

O filme decepcionou muito, porém ele trás uma identidade visual muito interessante e mostrou que existem boas histórias naquele universo, resta-nos torcer para os próximos filmes terem uma história mais concisa.

Discorda de algum desses pontos? Tem algo a acrescentar? Comente aqui para discutirmos mais sobre o filme!

--

--

Arthur Ferraz
Água de Salsicha

Sagitariano que ignora qualquer informação sobre signos. Adora tecnologia e pensar sobre o futuro. Escritor do Água de Salsicha nas horas vagas