Ponto de encontro na favela Tavares Bastos está com os dias contados (Daniel Ramalho/Trombone)

QUE PARADA É ESSA? Querem derrubar o Maze

Britânico que construiu o famoso hotel/balada/atelier/escola na favela Tavares Bastos diz que prefeitura do Rio está "de olho grande"

Giuliander Carpes
Trombone Media
Published in
4 min readJul 3, 2015

--

Se liga, a imprensa internacional noticiou um tempo atrás que o Maze vai ser demolido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Oi? Sim, aquela balada maneira que também é hotel e mais um monte de coisa, um "polo cultural", como o define seu idealizador Bob Nadkarni — um ex-correspondente da BBC que se apaixonou pelo Brasil em 1972 e resolveu ficar por aqui.

Por que o Maze pode ser demolido? Veja abaixo uma explicação completa.

O que é o Maze?

O Maze é uma casa que começou a ser construída há 34 anos pelo britânico Bob Nadkarni, que veio ao Brasil cobrir o carnaval, mas não voltou pra casa. Construída inicialmente para ser seu ateliê de pintura, a casa foi sendo reformada e recebendo novos pavimentos de tempos em tempos. Hoje tem seis andares, abriga um hotel, baladas semanais (inclusive um afamado jazz na primeira sexta-feira de cada mês) e uma escola de música para crianças da comunidade.

Onde fica?

O Maze fica no topo da favela Tavares Bastos, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. A comunidade é conhecida por ser uma das mais tranquilas da cidade. Também pudera, o quartel-general do temido Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) tem endereço no local. Para chegar ao Maze é preciso pegar uma van ou um moto-táxi na entrada do morro.

De onde vem a fama do Maze?

O Maze é famoso não só no Brasil como internacionalmente por inúmeros motivos:

  1. é um dos primeiros hotéis (também pode chamar de albergue ou hostel) numa comunidade do Rio de Janeiro.
  2. sua arquitetura é ousada e incomum, a casa pode inclusive ser comparada a uma espécie de labirinto. O estilo arquitetônico do Maze já foi elogiado até pela conceituada revista National Geographic.
  3. as noites de jazz fizeram fama além das fronteiras da cidade ou do Brasil. A revista Downbeat colocou o Maze numa lista das 150 melhores casas de jazz do mundo.
  4. o Maze tem uma vista fantástica para o Pão de Açúcar: é encantamento na certa.
  5. Bob Nadkarni, o dono e construtor do Maze, é uma figura com um carisma ímpar: você jamais vai se arrepender de bater um papo descontraído com ele.
  6. todos os atributos anteriores acabaram atraindo celebridades mundiais, como os atores Sylvester Stallone e Edward Norton, o jogador de futebol Henry, os músicos Pharrel e Snoop Dogg, que subiram as vielas estreitas de Tavares Bastos para se hospedar, conhecer e gravar passagens de seus clipes num lugar incomum do Rio.
Bob Nadkarni pede uns conselhos a Rocky Balboa para encarar a prefeitura (Divulgação)

Por que a prefeitura quer demoli-lo?

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) emitiu um laudo condenando o Maze. Segundo o órgão municipal, há problemas estruturais na construção, que correria risco de desabamento. Bob também teria construído mais pavimentos no local (oito) do que é permitido (seis). Por causa disso, o imóvel estaria irregular. E como não haveria mais forma de regularizá-lo, só restaria à prefeitura demoli-lo, o que deixaria Bob e a família desalojados e sem trabalho, o que também se estenderia para os funcionários da casa — todos moradores da comunidade.

O motivo para a demolição é legítimo?

Bob nega ter construído oito andares. A equipe do Trombone esteve no local e viu que, aparentemente, não há risco de desmoronamento — não houve nada parecido em 34 anos e não há obras de expansão no local desde 2009, segundo Bob. Mas não somos engenheiros. Segundo o engenheiro Pedro Paulo Pondé, a casa “não apresenta nenhuma deformação, qualquer recalque diferencial, ou mesmo uma fissura ou qualquer patologia no conjunto da sua estrutura, que provoque uma instabilidade ou risco. Sendo até então, uma edificação sólida e habitável.”

Então, você acha justo o Maze ser demolido?

Siga o Trombone: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

--

--