Como ter uma visão unificada da jornada do usuário em sua plataforma de analytics

Huxley Dias
PunkMetrics
Published in
2 min readApr 11, 2019

Essa talvez seja uma das perguntas mais recorrentes que recebo em todos os treinamentos, como faço para saber se o mesmo usuário acessou pelo celular e depois pelo computador, ou se ele acessou hoje e voltou daqui a 3 dias?

Boas Práticas de Tagueamento de Produtos Digitais

Esse post é parte de uma série de dicas para otimizar o tagueamento de produtos digitais:

Essa é uma solução relativamente simples, basta você associar um identificador único na sessão do usuário que estiver logado. Isso funciona muito bem para usuários cadastrados que fazem login para utilizar seu produto, assim é possível gravar o número de identificação único do usuário juntamente com suas interações no produto.

Se você estiver utilizando uma ferramenta padrão de mercado como Google Analytics ou Mixpanel, terá um relatório específico para ver estes dados associados ao perfil do usuário que estava logado. Em casos que a empresa optar por utilizar uma interface própria de análises, você terá que organizar os dados para visualizar a jornada do usuário em diferentes etapas e nesse caso o registro cronológico (dia, hora, minuto e segundo — timestamp) que cada interação aconteceu é extremamente importante para que as informações façam sentido.

A implementação técnica desta funcionalidade

Do ponto de vista técnico não é tão simples assim, geralmente as aplicações não estão preparadas para devolver essa informação (User ID) na interface para ser utilizadas pela ferramenta de analytics por isso requer um preparo prévio. Por outro lado uma vez implementado sua riqueza de coleta de informações de um mesmo usuário poderá elevar o entendimento do usuário para outro nível.

--

--