E a experiência no setor público?

Rodrigo Mafra
3 min readAug 8, 2016

--

Em um artigo publicado pela UX Magazine, um time de design observou que, nos Estados Unidos, é uma tarefa árdua para os pais encontrarem a escola certa em que seus filhos devem estudar. Identificaram que dependendo do estado e região em que vivem, juntamente com os objetivos traçados para a educação de seus filhos podem haver muitos impostos a serem pagos e acabar ficando fora de seus orçamentos.

De acordo com o artigo, o processo de escolha da escola possui instruções muito específicas e muitas vezes confusas gerando o tipo de má reputação que conhecemos em vários serviços dentro do setor público.

Não só neste caso em Boston, EUA, mas em nosso país também vivenciamos problema similares nos serviços destinados ao público e muitas vezes disponibilizados pelo governo. Sabemos que há muitos obstáculos na política, orçamentos, segurança e de aceitação de ideias que podem sabotar as mais belas e bem intencionadas interações dificultando novas propostas de melhorias.

De certa forma trabalhar com o setor público afim de melhorar a experiência de algum serviço é desafiador, mas ao mesmo tempo se o trabalho é bem-sucedido, pode ser extremamente gratificante por conta do impacto significativo na sociedade e atingir um espectro maior de usuários, objetivos que são almejados por muitos designers.

Vasculhando por alguns projetos bem-sucedidos conhecidos na comunidade global de design, encontrei estes exemplos de melhorias em serviços públicos:

  • DiscoverBPS — A transformação de um "handbook" denso e com 28 páginas para "ajudar" os pais a encontrarem a escola ideal para seus filhos, em uma ferramenta de busca online que auxilia os pais a entender onde pode ser o melhor local de educação para sua família, oferecendo detalhes sobre os métodos das escolas, a possibilidade de comparação entre elas e a criação de listas personalizadas.
Busca principal do DiscoverBPS
  • GOV.UK — A GDS, organização de serviços digitais do governo do Reino Unido, criou uma espécie de "Google" direcionado apenas para serviços do governo, o que aproximou o contato com a população e disponibilizou informações úteis de vários departamentos. Inclusive o projeto ganhou,em 2013, um prêmio de Design do ano no Design Museum.
Página inicial do site GOV.UK
  • Keeping Connected — Um desafio foi colocado nas mãos de estudantes para utilizarem ideias de "Service Design" afim de ajudar adultos a se entenderem melhor com gerações mais jovens, suas comunidades e famílias.
Os mestres da sabedoria interagindo com ferramentas de Service Design

São alguns casos inspiradores que nos levam a pensar: o que podemos fazer em nosso contexto, para quebrar as barreiras da burocracia e melhorar nossos serviços públicos?

Hoje todos nós temos ferramentas poderosas ao nosso alcance para fazer com que as ideias saiam do papel, ferramentas como o Service Design, Method Kit e obviamente um bando de pessoas dispostas a mudar nossa experiência dentro do setor público.

Finalmente, gostaria de deixar alguns tópicos que envolvem este assunto para pensarmos em possíveis soluções e quem sabe botar a mão na massa, transformar o dia-a-dia dos brasileiros:

  • Filas de espera em hospitais
  • A utilização do transporte público
  • Acionar departamentos do governo (polícia, bombeiros, agentes de saúde…)
  • Ingressar em uma Universidade Pública/Privada
  • Incentivar o contato físico entre as pessoas (redução do efeito "tech zombie")

--

--