Desvendando o NLP: saiba o que é e quais são as suas aplicações

Letícia Souza
Dialograma
Published in
5 min readNov 11, 2020
Fonte: https://analyticsindiamag.com/recurrent-neural-network-in-pytorch-for-text-generation/

Quer ouvir o nosso texto em vez de ler? É só clicar no player abaixo!

Você já ouviu falar sobre NLP ou Processamento de Linguagem Natural (do inglês, Natural Language Processing)?

Não? O assunto pode até ser novo pra você, mas eu garanto que diariamente você tem contato com essa tecnologia.

E antes que você se assuste com o nome e feche esse artigo, vamos tentar entender um pouco mais desse universo!

O Processamento de Linguagem Natural é um campo dentro da inteligência artificial responsável por fazer com que as máquinas aprendam, entendam e falem a linguagem dos humanos.

E por que é necessária toda uma tecnologia para fazer os computadores nos entenderem?

Porque assim como nós temos um idioma nativo, as máquinas também têm: são as linguagens de programação. Para que os computadores consigam se comunicar com pessoas — por texto ou por fala — , eles precisam aprender a nossa língua (da mesma forma que se você quiser se comunicar plenamente em um país estrangeiro, vai ter que aprender o idioma dele).

Então podemos pensar que o NLP facilita a interação entre humanos e máquinas, certo? Certo! Mas não só isso. Ele também facilita a comunicação de pessoas com pessoas! Sabe aquele tradutor que você usa pra entender um texto, um tweet ou uma palavrinha que seja? Bem, esse tradutor conta com NLP.

E agora que você já sabe o que é esse tal de Processamento de Linguagem Natural e em que ele nos ajuda, você consegue imaginar onde mais ele está presente?

Um dos mais comuns e básicos usos de NLP é no filtro de e-mail. É por causa dele que aqueles e-mails desnecessários são automaticamente encaminhados para a caixa de spam. O NLP faz isso por meio de uma tarefa chamada extração de palavras chaves, em que ele identifica os termos que melhor descrevem o assunto do e-mail e determina se é ou não spam. A mesma ideia vale para a classificação do Gmail em Principal, Social e Promoções.

Como eu disse antes, o NLP também é usado na interação por voz. Adivinha quem é responsável por fazer a Alexa, a Siri, a Cortana e outros assistentes de voz entenderem o que a gente fala? NLP! Quando interagimos com um desses robôs, o NLP captura a nossa fala, transforma em um texto para poder analisar o que foi dito, processa os dados, e só então nos dá uma resposta. Se pareceu simples, não se engane. O processo é tão complexo que James Vlahos, autor do livro Talk To Me, pontuou em um artigo que escreveu para a revista Wired: “Vinte minutos de conversa fiada com um computador não é apenas um voo pra Lua, é uma viagem para Marte” (em tradução livre).

Quando a gente faz qualquer pesquisa no Google ou em outra ferramenta de busca, o NLP está lá trabalhando para encontrar sites com as palavras e intenções relacionadas ao que escrevemos.

É também com a ajuda do NLP que o Google consegue sugerir assuntos similares ao que estamos pesquisando. Inclusive, essas sugestões podem mudar todos os dias de acordo com os tópicos em alta!

O corretor automático do seu celular (que te faz passar umas vergonhas de vez em quando) ou a ferramenta que sugere palavras quando você começa a digitar também têm influência do NLP. E quanto mais você escreve, melhor o NLP fica em predizer (ou tentar adivinhar) as suas próximas palavras.

Sabe quando você liga para sua operadora de celular, para sua seguradora ou para alguma outra empresa, e percebe que está conversando com um robô? Pois é, como você já pode imaginar, o NLP tem um papel importante no entendimento do que você está falando. E mais do que isso: além de entender as palavras, ele também consegue identificar as suas intenções e até mesmo as suas emoções para, dessa forma, te dar a melhor resposta!

O mesmo vale para quando você conversa pelo chat ou WhatsApp de alguma empresa. Possivelmente você está batendo um papo com um robô!

E essas conversas entre os clientes e as empresas são assunto sério para a Mutant. Os chats, WhatsApp e URA (que é o nome do conhecido robô de call center) que fazemos por aqui visam não apenas resolver problemas ou tirar dúvidas, mas também oferecer uma boa experiência para quem liga. É exatamente por isso que achamos tão importante simular uma conversa natural e solucionar as suas questões de forma rápida e fluida!

Agora você pode até se perguntar o que toda essa história de Processamento de Linguagem Natural tem a ver com design.

O design conversacional que fazemos na Mutant anda de mãos dadas com o NLP. Isso porque criar um fluxo de conversa exige que o designer pense não somente nas perguntas que serão feitas aos clientes, mas também nas respostas que serão dadas! E é aí que os analistas de NLP trabalham junto aos designers, explicando como cada resposta será interpretada. Esse trabalho em equipe é fundamental, e entender a tecnologia aumenta a nossa capacidade de entregar bons resultados!

Bom, se você chegou até aqui, viu que eu não menti quando falei que o NLP está presente no nosso dia a dia. E caso você esteja se perguntando se as aplicações dessa tecnologia acabam nesses exemplos que dei, eu te adianto que esses foram só a pontinha do iceberg!

Mas por hoje, acho que deu pra gente entender o conceito e a importância do NLP! Nossa primeira missão foi concluída com sucesso!

Em breve, voltaremos com mais!

Curtiu o texto? Quer trocar uma ideia sobre design conversacional? É só mandar um e-mail pra redacao.xd@mutant.com.br. Se ficou a fim de trabalhar com a gente, aí é só entrar aqui. E segue também o nosso Medium pra saber quando tem texto novo!

--

--