Combóio partindo

O combóio parte daqui a 4 semanas!

Modelo do Facebook para Gestão de Projectos “Mobile” 

Beezond, Inc.
2 min readNov 21, 2013

--

Na semana passada aconteceu o Mobile Dev Day patrocinado pelo Facebook e pela Parse, algo muito curioso foi aprender como o Facebook resolve o seguinte problema.

Vejamos! Normalmente quando lançamos um aplicativo, pode ser bastante aborrecido aos usuários ter de ir a “app store” actualizar sempre. Talvez até, o usuário se aborreça ao ponto de apagar o aplicativo em dada altura (yahyah para os updates automáticos no iOS 7! ).

Ah! Outro problema é que a Apple pode demorar 2 semanas até revisar o seu aplicativo e este estar pronto para os usuários. Esta é a razão do ciclo de desenvolvimentos rápido e ágil não resultar muito bem nos telemóveis.

O ciclo inevitável

Vamos imaginar que faz parte do plano de gestão do projecto ter o aplicativo na “app store” em 4 semanas. Bom! Na terceira semana, novos bugs e idéias começam a surgir. De certeza que isto não foi planeado no ciclo de desenvolvimento, mas a correção e a adição de novas funcionalidades são um “must-have” e nos levarão novamente a outras 4 semanas (provavelmente mais!) até termos estas funcionalidades em produção. Depois temos outro problema como por exemplo o aplicativo pode ser recusado, ou mesmo o aplicativo está na “app store” com uma “review” negativa em certos aspectos e que precisa ser melhorado rapidamente.

O modelo do combóio

O combóio parte daqui à 4 semanas (a última quinta-feira do mês por exemplo), e o bug / funcionalidade está dentro do combóio — desenvolvida e testada — ou não! Então a equipa considera “OK” há alguns bugs / funcionalidades que não vão neste combóio.

Como algumas funcionalidades podem ser bastante importantes e não serão desenvolvidas em 4 semanas, nestes casos passamos o poder ao Servidor (on / off). Assim, enquanto o código do aplicativo com algumas funcionalidades estiver incompleto, estas funcionalidades sairão apenas até a próxima versão do aplicativo totalmente testado e funcionando no próximo combóio. E assim continuamos o ciclo.
Eu realmente amei este modelo do Facebook. Ele dá a todos uma missão — lançar as funcionalidades com o combóio que sai daqui a 4 semanas, não importa o que em 4 semanas irá acontecer. Se algumas funcionalidades não tiverem feitas em 4 semanas, vão no próximo combóio que sai da estação nas próximas 4 semanas.

Agora, você já imaginou isto, mais os “updates” automáticos do iOS 7? O usuário apenas vai figurando as mudanças no aplicativo, sempre que for actualizado. Tudo muito bem optimizado não?!

Você já experimentou bons modelos para gerenciamento de projetos “mobile”? Deixe-me saber seus pensamentos no facebook!

Este artigo foi inspirado no texto original da Natasha Murashev!

--

--

Beezond, Inc.

Foca no design e desenvolvimento de aplicativos e estratégia móvel. Startup fundada por @amarildo_lucas. Angola!