Pachecando na NBA :: Tiago Splitter

Segundo episódio da série fala sobre o pivô brasileiro e sua nova casa: o Atlanta Hawks

HIGH FIVE
Published in
3 min readOct 13, 2015

--

por Vagner Vargas

Tiago Splitter saiu do San Antonio Spurs, mas os Spurs não saíram completamente dele. A mudança para o Atlanta Hawks depois de cinco temporadas e um título no Texas pode até ser considerada brusca a um primeiro olhar, mas basta aprofundar um pouco a análise para ver que o brasileiro tem tudo para se sentir em casa na Costa Leste.

O técnico dos Hawks é Mike Budenholzer, ex-assistente técnico de Gregg Popovich nos Spurs. Budenholzer deixou as asas do mestre Pop para trilhar seu próprio caminho como técnico, mas levou consigo muito dos ensinamentos e da filosofia de jogo de seu mentor.

Mike Budenholzer após a confirmação da troca que levou Tiago Splitter ao Atlanta Hawks

Na última temporada, Budenholzer foi eleito o técnico do ano na NBA após ter liderado os Hawks a uma belíssima campanha de 60 vitórias e 22 derrotas, o recorde da franquia. O sucesso dos Hawks sob o comando do treinador rendeu à equipe um apelido que diz muito sobre o modo de jogar implantado: San Antonio Spurs do Leste.

Mike Budenholzer introduziu nos Hawks um senso coletivo invejável, algo que foi comprado e executado com gosto por seus pupilos. Sem uma grande estrela no elenco, o treinador conseguiu extrair o máximo do talento de cada um de seus atletas, inserindo-os em um sistema de jogo solidário e efetivo. O sucesso foi tanto que muitos jogadores acabaram se destacando individualmente como nunca antes, casos de Kyle Korver, Jeff Teague e Paul Millsap.

Splitter e Millsap agora serão companheiros de garrafão

É este cenário que Tiago Splitter vai encontrar em Atlanta. Acostumado à organização e à coletividade praticada nos Spurs, o brasileiro tem todas as credenciais para ser o primeiro jogador de garrafão vindo do banco, atrás apenas dos titulares Al Horford e Paul Millsap, podendo ganhar até mais espaço e oportunidades do que em sua antiga franquia.

A transição, graças a Budenholzer, deve ser suave para Splitter. Certamente o técnico deu o aval para sua contratação, o que dará estabilidade e confiança ao brasileiro. Sempre muito discreto, o pivô tem um dos melhores cenários entre seus compatriotas na NBA, chegando a uma equipe com um bom histórico recente e que tem tudo para se manter no curso das vitórias.

Gostou do post? Então nos dê aquela força. É só clicar no ❤ para recomendar nossas humildes palavras a todo o Medium

Perdeu o primeiro episódio da série Pachecando na NBA, com Leandrinho? É só clicar aqui embaixo para conferir.

--

--