Crítica | Corra cria ambiente de racismo para dar medo

Filme de terror de Jordan Peele foca no medo psicológico para assustar o público

Victor Malveira
Reviews on Time
2 min readJul 10, 2021

--

Daniel Kaluuya, em cena do filme Corra (Divulgação)
Daniel Kaluuya, em cena do filme Corra (Divulgação)

Corra, dirigido por Jordan Peele, conta a história de um jovem negro que vai passar o final de semana na casa dos pais de sua namorada, que é branca.

Chris (Daniel Kaluuya) é fotógrafo e namora Rose (Allision Williams). Um cara negro namorar uma garota branca ou vice-versa deveria ser algo normal, entretanto, nos EUA isso ainda é um tabu.

A temática do filme é terror, mas é um terror diferente do que a gente está acostumado. Ele não fica dando sustos do nada, não tem a intensão de pegar quem assiste de surpresa para causar medo. O terror é muito mais psicológico aliado a um suspense.

Existe, também, outro tipo de medo mais real centrado no personagem Chris. Conhecer os pais da namorada é algo que “assusta” qualquer cara, ainda mais se ele for negro e a família dela branca. É nisso que o filme foca, o tipo de medo e situações que só pessoas negras sofrem.

O filme discute racismo de uma forma diferente baseada no gênero de terror. Pessoas brancas, que não estão satisfeitas com seus corpos ou eles não são completamente funcionais, decidem usar pessoas negras como um casulo. A consciência da pessoa negra é suprimida, afinal, existe a ideia de que os negros têm bom porte físico.

Uma outra ideia dita por um personagem de um homem branco é a de que ser negro está na moda. Se tomamos como base a ideia de que objetos comuns, como calças boca de sino ou cartolas, saem de moda e perdem relevância, podemos dizer as pessoas negras deixariam de ser usadas como casulo assim que “saíssem de moda”.

Para aquelas pessoas brancas, as pessoas negras são apenas mais um objeto feito para servi-los. E quando não fossem mais úteis poderiam ser trocadas novamente por algo mais atual.

Corra é um excelente filme. O diretor Jordan Peele trabalha com o gênero de terror de um jeito diferente e interessante. Daniel Kaluuya está muito bem no papel do protagonista, assim como os outros personagens.

Avaliação: 5/5 (Excelente)

Direção: Jordan Peele
Roteiro: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Rod Rel Hovery

--

--

Victor Malveira
Reviews on Time

Um quase jornalista que tenta ser cinéfilo. O objetivo aqui é escrever resenhas de filmes, séries e de outras coisas aleatórias. Amante de futebol.