What’s next?

Matheus Goyas
Pádua
Published in
4 min readApr 28, 2019

Desde o final de 2018, várias pessoas que conhecem e acompanharam a trajetória do AppProva, desde a fundação em 2012, têm me questionado sobre quais seriam nossos próximos passos a partir de 2019.

AppProva HQ (17 m²) 2014

Para aqueles que não sabem, fundei o AppProva em 2012 com meus amigos de infância e professores, todos do Colégio Santo Antônio. Nosso objetivo era ajudar alunos em todo o Brasil a identificarem seus pontos fracos e melhorarem seu desempenho acadêmico, para terem mais oportunidades.

Éramos alguns garotos de classe média de Belo Horizonte, começando uma startup com 21 anos de idade, num mercado pequeno (avaliação) e extremamente difícil. Tínhamos todos os ingredientes necessários para fracassar. Mas apesar disso, na minha opinião, fomos vencedores.

Longa história contada de forma curta: lançamos o primeiro produto em 2012, recebemos o investimento anjo e a aceleração do StartUp Brasil em 2013, fomos selecionados pelo StartEd da Fundação Lemann em 2014, investidos pela Ebricks (SERIES A) em 2015, pelo Google LaunchPad Accelerator Program em 2016 e em 2017 fomos incorporados pela Somos Educação, que em 2018 foi adquirida pela Kroton.

Quando me perguntam os principais fatores que nos fizeram vencedores nessa linda história eu respondo de forma enfática:

(i) Gente: ter focado 100% do meu tempo em montar um time de pessoas excepcionais (somos uma fábrica de gente boa, determidada, automotivada, que luta por um mundo melhor e sonha grande) e construir com essas pessoas um profundo alinhamento/comprometimento de longo prazo;

(ii) trabalho duro/divertido/certo: só quem viveu de perto sabe o quanto virávamos madrugadas e finais de semana trabalhando, sempre regado a muita diversão e celebrando muito, com um profundo comprometimento em entregar o nosso melhor para nossos clientes e nossa empresa;

(iii) Transparência em todas as relações;

(iv) Sorte. Sim, nós tivemos MUITA sorte!

Nossa missão era gerar oportunidade para as pessoas, e tenho certeza que ela foi/é cumprida com excelência, tanto para os milhões de alunos/professores/escolas/time que foram beneficiados por noss@ empresa/produtos.

Equipe AppProva em 2017

Decorridos alguns meses da aquisição da Somos pela Kroton resolvi me desligar para refletir um pouco sobre os próximos passos da minha vida e estabeleci três prioridades para o ano de 2019.

  1. Rodar o mundo para conhecer empresas, pesquisas e pessoas excepcionais. Durante esse ano estou visitando todos os continentes, dezenas de países e centenas de empresas/pessoas/pesquisadores para tentar entender o que tem sido feito nas diversas regiões do mundo;
  2. Discutir junto aos meus sócios e com pessoas do nosso ecossistema o que poderia ser uma nova oportunidade de startup (com todos os aprendizados e cicatrizes da última jornada) para explorarmos em conjunto;
  3. Profissionalizar um pouco os investimentos em startups que já faziamos ao longo dos últimos anos. E é aqui que surge a Pádua!
Pádua

A Pádua (https://padua.ventures) nasce da nossa (minha e dos meus sócios) vontade de investir em startups lideradas por pessoas excepcionais, com cultura forte, que transformam o mundo em um lugar melhor.

O nome Pádua vem por conta do colégio que eu e grande parte dos meus sócios/rede estudamos (Colégio Santo Antônio — Pádua é a cidade onde Santo Antônio passou boa parte de sua vida).

Nosso objetivo é investir em ativos que (i) tenham um time excepcional, (ii) sejam/busquem a liderança no setor que atua, (iii) que realmente possamos ajudar com nossa rede e (iv) apresente um claro diferencial competitivo baseado em dados.

Gente continua sendo o ingrediente principal e estou muito feliz por poder começar a Pádua ao lado dos meus antigos amigos/sócios João Duarte e Rafael Torres, do amigo de longa data Ronaldo Lemos e de profissionais/amigos incríveis com quem tive o prazer de trabalhar lado a lado nesses últimos dois anos: Claudio Lensing e Carolina Zanotta. E é claro que fomos super apoiados pelo entusiamo de uma rede incrível de pessoas que nos acompanharam ao longo de toda essa jornada, nossa rede Pádua!

Não somos um fundo tradicional de Venture Capital ou Private Equity. Por enquanto, não trabalhamos com capital de terceiros, preferimos operar com capital proprietário e/ou da rede Pádua.

Nossa ambição é contribuir de forma relevante com o ecossistema de startups e com o empreendedorismo no Brasil. Essa jornada está só começando, acompanhem de perto, vai ser massa! #VQV #Pádua

--

--

Matheus Goyas
Pádua
Editor for

Trybe CEO and Co-Founder | Pádua Co-Founder | Entrepreneur | Venture Investor | MIT Innovator Under 35 | Forbes Under 30 | AppProva Founder