Relatório de uma desenvolvedora júnior. O que aprendi em seis meses?

Aline Marjorie Farinha
pagarme
Published in
2 min readFeb 17, 2020

Vamos lá! Me imagine preenchendo um formulário…

Nome, telefone, idade, e-mail, por enquanto tudo normal, até que chega o campo: profissão… Desenvolvedora. Ainda não me acostumei, mas é o que faço agora, eu consegui! Estou trabalhando como desenvolvedora há seis meses. E acredite, eu vim de uma área totalmente diferente.

Acontece que nenhum começo é fácil, mas eu já aprendi MUITO nesse período e pensei em compartilhar aqui para aquelas pessoas que também estão começando na área. #babyYodas

ps: meu coração é de humanas, por isso vou focar nos aprendizados pessoais, partiremos para a parte técnica em outro momento.

Tempo

Existem coisas que só serão possíveis de aprender com o tempo, não tem jeito, e enquanto essa hora não chega é normal se sentir para baixo em alguns momentos, mas por favor, não deixe isso afetar o seu desenvolvimento.

Para falar a verdade, o mais importante a ser feito aqui é não se comparar com os outros. Cada pessoa tem o seu próprio tempo e funciona de um jeito diferente. Por isso, trabalhe para descobrir o que funciona melhor para você. E caso tenha dúvidas, peça ajuda ou conselhos para alguém que esteja a mais tempo na profissão, e isso nos leva ao pŕoximo tópico.

Tem que estudar pra caramba

Na verdade, não há muito o que ser dito. Se você chegou até aqui já deve ter sentido na pele a necessidade de estudar, de ser curioso e interessado. A minha dica é: procure mentores, pode ser no trabalho, em meetups ou com amigos, mas é impressionante o quanto é possível aprender com os outros e quando você menos se der conta, vai estar ensinando coisas novas também.

A importância das pequenas vitórias

Por fim, minha lição mais recente. É muito importante comemorar cada passo dado, por menor que pareça. Isso traz energia para continuar! Um exemplo de vitória que estou conquistando a cada dia é:

  • perdendo a vergonha de mostrar meu código para o time e admitir quando não sei o que estou fazendo. Sério, é cada confusão que minha cabeça cria… Mas na hora eu que acerto, fico muito feliz!

Ainda restam muitas coisas para adicionar nessa lista, mas vou parar por aqui… Espero ter contribuído com você de alguma maneira com esse texto. E por favor, me envie dicas também, eu aprendi muita coisa, mas ainda tenho muito o que melhorar. :)

--

--

Aline Marjorie Farinha
pagarme
Writer for

Software developer at @pagarme. Journalist. Hip Hop dancer.