Sem saber para onde vai, a educação vai para onde?

Como isso pode afetar seu filho

Pamela Greco
Pais e Filhos

--

Bom dia Pais que Educam,

O post de hoje é pra nos fazer pensar juntos: Pra que serve a escola? Pra que serve a educação?

As perguntas podem parecer muito simples, óbvias e até bobas. Mas vamos entender as confusões que tem acontecido no meio do caminho do processo educativo de nosso país e que tem nos impedido de avançar em propostas que nos atendam melhor.

A educação para o mercado de trabalho

Essa bandeira é a mais comum. Estudar para ter um emprego melhor. Estudar para ganhar mais. Estudar para “ser alguém na vida” (o que em geral significa alcançar sucesso profissional). A educação atendendo as necessidades de mercado.

Mas aí vem a vida e desmente toda essa história. Seu patrão estudou menos que você, seu diploma na faculdade X não te deu oportunidade nem de primeiro emprego que dirá de um cargo melhor. O dono da lojinha da esquina tem só o ensino fundamental, mas está expandido seus negócios. E olha só, porque não o presidente não ter nem educação básica?

Que desconforto que causei agora, não é?

Pois é, educação não é sinônimo direto de posição profissional/social melhor.

Aliás, muitos dos que não estudaram não deixaram de fazê-lo por preguiça, mas por contexto social. Se você tem seis irmãos, vive com sua mãe em situação de risco, sua refeição de amanhã não está garantida, qual a importância que tem — nesse momento — o alfabeto pra você?

A educação é mais do que isso…

A educação para a criatividade, para a autonomia.

Costumamos vangloriar a inocência infantil. Sejamos sinceros, ela nos encanta! Até porque vemos nela um quadro branco em que cores maravilhosas vão sendo pintadas, cores tão novas para nós: são esperanças, sonhos e oportunidades melhores.

Mas nada disso seria possível se um adulto não zelasse por essa criança. Essa é a importância de vocês, pais que educam, saberem para quê e em quê exemplos querem criar seus filhos.

Para que isso seja possível, as crianças precisam estar focadas em seu desenvolvimento da forma que é conveniente em cada etapa, sem preocupações com a manutenção de sua própria vida — o emprego da mãe, a comida na mesa, a pensão, o aluguel sem pagar, a possibilidade da perda de um lar, a violência doméstica e tantas outras ameaças — para lhes tirar desse processo.

A educação é mais do que isso…

A educação para formar cidadãos

Propósito bastante vago: Que cidadãos devemos formar? Participativos ou passivos? Que lutam pelos seus direitos? Que contestam quando os rumos que dão para nossa administração pública tendem a nos extorquir?

Acha mesmo que os colarinhos brancos, sentados nas cadeiras de nosso senado, querem que eu e você percebamos as peripécias deles e saibamos como nos defender?

Acha que se a educação formasse cidadãos como diz querer, eles estariam lá?

Imagine um barco

Agora imagine um barco. Você não sabe para onde ele vai… E já que não sabe então se concentra em arrumá-lo inteiro, escolhe uma boa madeira, escolhe quem vai com você, analisa as águas, compra remos melhores, se exercita… para quê?

Para onde vai o barco?

Pra que ele servirá?

Corremos o risco de ficar na margem, sem saber porquê mesmo construímos e trabalhamos em tudo isso.

E com a escola tem sido assim. Pra que serve a educação se quando colocamos uma lupa sobre ela vemos tantas explicações distorcidas, propósitos vagos e ideias sem sentido?

Fugimos do foco e vamos pensar no material didático, no currículo, na lousa digital…

E de novo, para quê?

No post da próxima semana discutiremos possíveis bons e validos “para quês” da educação!

Participe, mande sua ideia! Afinal, o que você acha? Por que seu filho estuda?

Este é um dos textos do blog Pais que Educam, destinado a todos os papais e mamães que querem aprimorar sua participação no desenvolvimento de seus filhos. Para acompanhar todas as dicas e tirar suas dúvidas, acesse o site e nos acompanhe no Twitter e Facebook

--

--

Pamela Greco
Pais e Filhos

Educadora, Pedagoga formada pela Unicamp e mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Educação no Canada.