São Gonçalo é meu país

Gabriel Queiroz
Rio Paisagem Sonora
3 min readJun 28, 2019
Imagem: Página “São Gonçalo Antigo”

Fundada em 22 de setembro de 1890, o município de São Gonçalo coleciona histórias. Localizada na Região Metropolitana do Estado de Rio de Janeiro, a cidade fluminense é a segunda mais população do estado, com aproximadamente 1 077 687 habitantes, ficando atrás apenas da capital.

Cultura:

Antigamente a cidade São Gonçalo era conhecida com um vasto território rural e grande produtor de cana e cachaça, mas hoje, a história é outra. Com o decorrer da urbanização a cidade ganhou outra identidade e, atualmente, é sinônimo de criatividade, arte e cultura.

Embora não conte com grandes praias, igual a zona sul do Rio de Janeiro, o município de São Gonçalo é o espaço mais carioca fora da capital. Além de ter a sua própria ‘Lapa’, a cidade carioca conta com a Rua da Feira em Alcântara, que muitos apontam como o segundo maior mercadão popular do estado, perdendo apenas para a famosa Uruguaiana.

Um pouco mais afastado da Rua da Feira, localiza-se o Baixo Mutondo. Embora o apelido atual tenha referencia ao Baixo Gávea, espaço boêmio da zona sul carioca, devido ao alto número de bares encontrados no local, o Baixo Mutondo/Lapa de gonçalense ainda é conhecido pela boa concentração de casas de shows em um único ambiente.

Imagem da web

O tradicional Caneco 90 e o espaço Hollywood, ganharam novos vizinhos com o passar dos anos. Hoje, nós encontramos desde rodas de samba até ambientes temáticos que fazem a Lapa gonçalense fazer jus ao apelido. Entre os maiores sucessos entre frequentadores estão a Confraria do Samba e o Skina Container bar.

“Ressuscita São Gonçalo!!”

Essa frase que ficou eternizada nas vozes dos cantores Claudinho e Buchecha acabou por marcar a musicalidade da cidade. Embora o município não tenha uma identidade musical ainda, como o subúrbio carioca tem a identificação com o samba; a zona sul carioca com o mpb; e os morros com o funk. São Gonçalo segue por migrar e se aventurar por diferentes estilos até se encontrar(ou não). Como nos anos 90 o funk era um forte da cidade e na primeira década dos anos 2000 o samba acabou ganhando destaque, hoje, o que mais faz sucesso e segue fazendo a cabeça dos jovens da cidade é o rap.

Roda Cultural do Alcântara — Imagem: RCA

Com movimentos culturais e ativos na cidade, como as Rodas Culturais da Trindade e do Alcântara, além da tradicional Batalha do Tanque, nacionalmente conhecida, boa parte dos rappers brasileiros são gonçalenses ou ficaram conhecidos por participar desses movimentos. PK, PeléMilFlows, Funkero, 1kilo, Naan Mc e ModestiaParte são grandes sucessos.

Música:

Se você quiser entender melhor a musicalidade de São Gonçalo, é só ouvir está playlist:

--

--