Santa Teresa

Leonardo Sanfilippo
Rio Paisagem Sonora
4 min readMay 10, 2019

O charme de Santa Teresa

Que o Rio de Janeiro é lindo, todos nós sabemos. E quem não quer apreciar a beleza dessa cidade? No alto de uma colina entre o Centro e a Zona Sul da Cidade Maravilhosa, existe um bairro charmoso, histórico, cultural e que promove vistas encantadoras de diversos pontos dela.

O bairro de Santa Teresa surgiu no século XVIII em torno de um convento que tinha o mesmo nome. Começou sendo habitado por uma classe alta da sociedade, que construiu casarões e mansões inspirados na arquitetura francesa da época. Essas construções estão presentes até hoje e ajudam a preservar a história da cidade.

Por conter um clima mais fresco que a parte baixa da cidade, Santa Teresa atraía muitos imigrantes europeus ao longo de sua história. Por volta de 1850, o bairro foi intensivamente ocupado pela população que buscava fugir da epidemia de febre amarela que ocorria no Rio.

Em 1872, surgia um dos símbolos do bairro e que atrai pessoas do mundo todo até hoje: o Bondinho de Santa Teresa. Inicialmente, os bondinhos eram de tração animal, passando depois a ser dotados de motor e energia elétrica. A rota de subida inicial era pela rua Joaquim Murtinho e Almirante Alexandrino. Eles eram das cores verde, prata e azul, mas como “se camuflavam” na paisagem do bairro, foi mudado para a cor amarela, que é a tradicional até hoje. O bonde liga o bairro até o centro da cidade, passando pelos Arcos da Lapa.

Bonde circulando nos Arcos da Lapa (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Santa Teresa tem ruas que fazem ligação com a Lapa, Glória, Laranjeiras, Bairro de Fátima, Cosme Velho, Catumbi, Catete e Rio Comprido. Na parte alta, há mirantes e acessos para o Parque Nacional da Tijuca e o Corcovado.

Atraindo famosos

No século XX, Santa Teresa atraiu muitos famosos pelo fato do bairro proporcionar uma qualidade de vida maior, comparando aos outros bairros do Rio de Janeiro. Assim, surgiram alguns moradores ilustres no bairro, como Carmen Miranda, Pixinguinha e Jorge Selarón, que revestiu uma escadaria que dá acesso ao bairro e que é conhecida como Escadaria Selarón. Outros moradores tiveram homenagens com nomes de ruas pelo bairro, como Paschoal Carlos Magno.

A forte relação de Santa Teresa com artistas virou música. O cantor José Augusto, que fez sucesso na década de 70, compôs a música Santa Teresa em homenagem ao bairro. Outros cantores nasceram e moram em Santa até hoje, como o cantor e compositor Lucio Sanfilippo.

Transição de bairro nobre para bairro turístico

Santa Teresa tinha o status de bairro nobre exatamente pelo fato da alta classe habitar no local. Além disso, atraia diversas figuras famosas. Porém, foi perdendo esse mesmo status as transformações urbanas que aconteciam e com o surgimento de novos bairros. Apesar disso, ao longo dos anos, tornou-se um bairro de interesse cultural e turístico, afinal contém uma logística fácil e uma localização privilegiada. Dessa forma, começaram a ser mais exploradas a beleza que o bairro tem, a história, cultura e os diversos pontos de paisagem da cidade do Rio de Janeiro.

Vista do Parque das Ruínas (Foto: Monique Ribeiro)

Um grande exemplo do resultado da exploração dos benefícios do bairro foi a hospedagem da cantora Amy Winehouse no Hotel Santa Teresa na véspera de dois shows que realizou na cidade. Além de Amy, os membros do The Rolling Stones estiveram em uma festa em Santa Teresa, em 2016.

Tardes e Noites em Santa Teresa

O bairro contém diversos espaços culturais como o Cinesanta, Parque das Ruínas, Museu da Chácara do Céu, Museu do Bonde, Museu Casa de Benjamin Constant e Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Há ainda um pólo gastronômico em Santa, principalmente no Largo dos Guimarães, área mais boemia de lá. Além dos muitos bares, a noite no bairro pode sem desfrutadas na roda de samba no Mercado das Pulgas e na roda cultural chamada Canta Teresa, no Largo do Curvelo, próximo ao Guimarães.

Sites com assuntos do bairro:

Santa Teresa — amigos e moradores (Facebook)

Moradores e amigos de Santa Teresa (Facebook)

AMAST — Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Facebook)

Santa Teresa Rio Alerta (Facebook)

Clicks de Santa Teresa Oficial (Instagram)

Visite Santa Teresa (Instagram)

--

--