As pessoas tem cada dia mais opções e trabalhar com branding é cada vez mais importante

As duas sentenças do título se complementam e estão fortemente ligadas

Gabriel Nunes
PALAVRÃO

--

Toda manhã eu levanto, escovo meus dentes com pasta de dente Colgate™, falo com o Google™ Home para tocar uma música e tomo um Nescafé™. Depois, visto meu tênis da Nike™ e chamo meu Uber™. No almoço, escolho algo para comer no iFood™ usando meu iPhone™. Em casa, gosto de assistir Netflix™.

Ok, você já entendeu, né? Eu posso reescrever esse parágrafo mudando todas as marcas que aparecem nele por outras que fazem praticamente a mesma coisa. Mas o que leva a escolher uma ou outra?

Primeiro você precisa entender que branding não é logotipo. Também não é missão, visão e valores.

Brading é uma promessa. O que vale é a mensagem que ela vai passar para as pessoas, antes que elas cheguem a usar seu serviço ou comprar seu produto. Sabe quando você passa na frente de uma padaria e sente aquele cheiro gostoso de pão quentinho? Isso é uma promessa. Uma promessa que você vai encontrar pão quentinho.

A promessa da sua marca deve trazer confiança. A confiança de que aquela é a melhor escolha pois, como o título já diz, as pessoas tem cada vez mais opções e o mundo tá cada dia mais corrido (a gente já tá em 2020!!!). No fim as pessoas se baseiam na promessa que a sua marca entrega.

E isso inclui tudo! O logotipo (que sim, faz parte do branding) tem que ser claro e ter um design que já transmita a mensagem que a marca quer passar, os conteúdos criados também, o site nem se fala. E quanto mais pontos de contato com as pessoas a sua marca tiver, mais o branding deve estar presente.

Mas também temos outro ponto, certo? A sua promessa não tem que ficar só na promessa.

Marcas que conseguem trabalhar bem seu produto ou serviço e transmitir bem a mensagem do que fazem através de um branding robusto tendem a ter mais confiança das pessoas.

Em um mundo onde cada vez temos mais opções (e que entregam quase a mesma coisa), é preciso se destacar de alguma forma. Destacar não é só aparecer, só fazer publicidade, anúncio. É encontrar um modo de fazer parte da rotina das pessoas, como nas memórias que citei no texto acima, onde cada marca ajuda de verdade em alguma coisa se tornando relevante.

O Palavrão é o blog da teken, deixe umas palminhas pra gente saber que você curtiu nosso conteúdo. Você também pode se inscrever na nossa newsletter, o palavrinha, com conteúdos quinzenais e exclusivos.

--

--

Gabriel Nunes
PALAVRÃO

dev criativo, fundador dos eventos Codecon e Sh*ft Festival