Gamification na cultura interna: Como motivar o time em busca de um objetivo

Uma das coisas mais difíceis na implantação de mudanças em uma cultura é convencer todos de fazer algo que não é intrínseco. Sempre tivemos aqueles clássicos problemas de trabalhar muito e parar pouco para conversar: "Pô pessoal, precisamos fazer mais brainstormings".

Decidimos então implementar um método de gamification para alcançar alguns objetivos de melhorias internas. Além de melhorar a qualidade de entrega dos projetos era melhorar a imagem da teken em geral, para isso, definimos estas métricas: número de brainstormings, elogios pelo bom trabalho, ideias aprovadas, atualizar o blog, participar de eventos e compartilhar conteúdo.

Já que é gamification, vamos gamificar

Decidimos usar o tema "Super Teken World", e cada pontuação ganhou um ícone dos jogos clássicos do Mario.

Além disso criamos Power-ups especiais, caso a pessoa ganhe mais de 10 elogios no período, por exemplo, ela ganha o "Mario com estrela", já se ela atualizar bastante o blog, ganha o "Mario com Yoshi". Além disso tudo, a pessoa que fizer mais pontos no mês, leva um valor em dinheiro.

O mais surpreendente é que, além do gamification fazer o papel dele para alcançar os objetivos, o próprio jogo começou a fazer parte da cultura da empresa.

“Merece uma estrelinha” — Acabou virando um jargão interno nosso, toda vez que alguém faz um trabalho bem feito.

Já usamos o gamification há cerca de 1 ano, e os resultados já aparecem. Todos se policiam em atualizar mais o blog e as vezes até rolam algumas competições (saudáveis, é claro hehe) para ver quem vai pontuar mais no mês.