Alice Moreira
PALAVRÃO
Published in
4 min readApr 11, 2022

--

O que escrever uma newsletter pode ensinar sobre brandvoice?

Alerta de spoiler: muita coisa

Como manter a essência de uma marca através da escrita quando você pega o bonde andando? Descubra neste maravilhoso relato de uma redatora iniciante.

Um belo dia comecei a fazer meu estágio obrigatório aqui na teken, onde conheci o maravilhoso mundo do branding. Eu já sabia o que era tom e voz de marca, mas nunca tinha pensado nisso de fato na hora de escrever alguma coisa. Isso mudou na minha segunda semana de estágio, quando perguntaram se eu gostaria de aceitar a especial e complexa missão de escrever uma edição do palavrinha_, aka a melhor newsletter da região norte catarinense, diga-se de passagem.

Claro que eu aceitei, porque já entendia quem era a teken, em outras palavras, qual era sua personalidade, pelo menos um pouco, ou seja, basicamente, eu só precisava alinhar meu jeito de escrever com o tema da news, certo?

Errado.

Engana-se quem acha que foi fácil, afinal eu precisava manter o padrão de qualidade para não decepcionar os leitores, manter a essência da tek através do brandvoice e, ainda, lidar com meus demônios internos. Mas, seguindo um processo bem simples, consegui chegar em um resultado tão legal que eu mesma me surpreendi. O processo teve mais ou menos 3 passos: imersão, pesquisa e desenvolvimento (parece familiar?).

1. Imersão (ou modo stalker)

Não é à toa que a imersão é o ponto de partida em todos os projetos da teken, afinal, para conseguir criar qualquer coisa sobre/para uma empresa e ainda manter sua personalidade é indispensável entender profundamente quem ela é.

Então, antes de qualquer coisa, comecei a buscar referências e procurei saber o que o palavrinha representa para seus leitores — e para a agência, claro. Logo, durante mais ou menos uma semana, tive um trabalho (árduo) stalkeando a teken. Pude ler edições antigas da news e textos aqui do palavrão, fui até o início do feed do Instagram e tirei algumas dúvidas com a equipe.

2. Pesquisa (ou garimpo online)

Depois desse período, fui em busca de assuntos interessantes para escrever (e também procrastinei assistindo vídeos de gatinhos, que depois foram parar na parte de links da news). Para minha surpresa, achei muita coisa legal no Reddit (uma rede que até então eu não conhecia muito), então agora só faltava mesmo colocar a mão na massa e contar aquelas histórias através da escrita, só que com a voz da teken.

3. Mão na massa (ou melhor, no teclado)

Por incrível que pareça, escrever não foi a parte mais difícil pra mim, devo ter finalizado o texto com os links em dois dias. Como? Basicamente escrevi como se eu fosse a teken, baseando-me em todas as facetas de personalidade que o público já conhece, e espera dela. Ah, e ainda sugeri a ideia de adicionar um formulário no final da edição, como uma forma de interagir mais com os leitores e continuar melhorando o palavrinha com base nos feedbacks.

Por outro lado, eu estava tão insegura que esperei até a próxima reunião de equipe para enviar o texto pra eles (juro, até levei a questão pra terapia depois). Mas, não passou de uma bobeira minha, o texto foi aprovado e o pessoal resolveu testar minha sugestão naquele momento mesmo. Bastou trabalharmos juntos para desenvolver os formulários e voilá, nasceu o S.A.C do Palavrinha, uma área onde os leitores podem avaliar a edição e deixar um comentário sincero, como esse aqui.

i love palavrinha, diz leitor do palavrinha_

Enfim, uma apresentação.

Esse é o momento do texto que eu decidi me apresentar, então olá! Meu nome é Alice (no país das maravilhas? aham, senta lá cláudia) e quando entrei na Teken era só pra fazer meu estágio obrigatório da universidade, mas gostei tanto do pessoal que implorei pra ficar (brincadeira, simplesmente rolou o tchan). Já trabalhei com design e redação de conteúdo, sou viciada em ler e, obviamente, pago internet pra assistir vídeos de animais fofos.

Epílogo

Algumas lições que eu tirei dessa experiência e gostaria de compartilhar aqui:

1. Brandvoice não é para inglês ver.

Se a tek não tivesse uma gestão de marca tão consistente, é bem provável que eu teria mais dificuldade para entender o que ela quer comunicar e, principalmente, de que maneira ela comunica.

2. Repertório é ouro

Não importa o quanto você sabe, conhecimento nunca é demais. Até porque tem muita informação nesse mundo, e ainda mais formas de transmiti-las.

Inclusive, caso queira receber a próxima edição do palavrinha na sua caixa de entrada, pode ir se inscrevendo >>aqui<<. Será um prazer receber você por lá.

3. É importante confiar em si mesmo :)

--

--