Primeiro chute

Rito de passagem, acordo em comunidade ou grupo, seja lá qual for a definição, o importante é lembrar o propósito disso tudo.

Clauber Rosa
PALAVRÃO
4 min readJan 31, 2019

--

Precisava escrever esse texto antes de terminar o mês, senão perderia o sentido. Dezembro e janeiro são meses propícios para os eventos que marcam o “chute inicial” das atividades das empresas.

Essa pegada de Kick off era muito utilizada para o alinhamento de projetos entre equipes e clientes, como se fosse uma imersão orientada às principais etapas, diretrizes, compromissos e responsabilidades.

Outro tema bem conhecido entre as empresas são as Convenções de Vendas, que hoje em dia propõem algo que vai além, traz não só assuntos relacionados a metas comerciais, mas também mudanças de cultura interna, comportamento, capacitação e inovação para todos os envolvidos.

Brincando de forma séria.

Desde a temática, que pode ser mais humana ou lúdica, o ambiente geralmente fora da empresa ou personalizado, dinâmicas, apresentações, relacionamento entre pessoas, a parada para o coffee ou happy, parece que todo o movimento gera uma percepção especial, porque é o dia de trabalhar pela empresa e não para a empresa.

Ao mesmo tempo tem uma cara de comemoração antecipada pelo que ainda vem pela frente.

Priscila lembrando dos boletos.

Aprendendo a fazer.

Nos últimos anos tivemos a oportunidade de participar e também ajudar nossos clientes a organizarem seus eventos de Kick off. Aliás, foi assim que aprendemos a realizar o nosso Starteken há 4 anos.

Experimentamos alguns formatos, mas há 2 anos é que realmente parece ter um movimento cíclico que faz sentido pra gente:

Relembramos, revisamos e atualizamos:

  • Os objetivos e resultados do ano anterior;
  • Cada um dos 11 DAMA’s desenvolvidos após o nosso reposicionamento de 2018;
  • Identidade visual, metodologias e o modelo de organização das pastas de trabalho. (Layout_final_09.pdf);
  • Propósito: sim, é algo que deve ser sempre repensado para validar se ainda faz sentido. Fizemos essa revisão com a visão de cada pessoa aqui de dentro e, ao que tudo indica, estamos no caminho certo.

As dinâmicas também arrancaram alguns depoimentos de deixar o coração cheio de orgulho:

Descobri um novo propósito de vida
Tive a oportunidade de participar de coisas grandes
Consegui escrever muita coisa que eu mesma considerei bacana
Sou uma das redatoras com o portfólio mais extenso dessa cidade
Me sinto mais segura e motivada do que me sentia em janeiro do ano passado

Flávia sensitiva

No Starteken desse ano definimos alguns objetivos:

  • Dependendo do desafio, agora alguns trabalhos poderão ser feitos remotamente e dentro do horário comercial;
  • Sim, esse ano a galera vai sair mais da cadeira e participar de algumas reuniões com o clientes;
  • Reuniões fora da teken: antigamente tínhamos a cultura de uma sexta por mês, durante a tarde, irmos a um local diferente, aberto e confortável (com ou sem cerveja). Isso ajudava muito a falar sobre os processos, clientes, novas ideias e os principais assuntos da semana. Esse ano volta :)
  • Também tentamos emplacar a ideia de fazer esportes juntos, seja vôlei, paintball ou chope em litro;
  • O lance de documentar a rotina aqui dentro também fará parte deste ano, mas sem ser chato. Criamos um wiki da teken através de uma ferramenta muito legal chamada Notion. Isso ajuda bastante tanto pra galera aqui de dentro quanto para novas pessoas.
Notion da Teken tá ficando lindo :)

Então

A ideia de pertencimento é muito clara, a galera leva a sério e isso traduz o quanto esse tipo de conexão é importante e legítima pra quem passa em média 8h por dia trabalhando juntos.

Seja uma hierarquia vertical, horizontal ou mista, é nessa hora que fica mais fácil contribuir para fazer diferente, fazer certo e fazer juntos. Vamo dale!

Bjs de luz.

Ah e não se esqueça de se inscrever no palavrinha_, nossa newsletter com histórias, curiosidades e tudo que há de bom nos confins da internet.

--

--