Sete atos que fizeram a teken ser a teken que é hoje em dia

Gabriel Nunes
PALAVRÃO
Published in
3 min readSep 4, 2018

Eu sempre gostei muito do número 7.

Sete é número do mês que eu faço aniversário. É o número que o jogador mais legal dos times de futebol usa. É o número das cores do arco-íris (ok essa eu dei um Google pra saber). É o número de pessoas que trabalha aqui, e também é o número de anos que a teken faz em 2018.

Por coincidência, 7 também é o número de atos que eu juntei nesse texto, só pra eu conseguir criar um título e uma introdução legal. Mas, vamos começar pelo começo.

Ano passado bateu uma bad. Eu e meu sócio estávamos vindo trabalhar todo dia desmotivados, a rotina estava consumindo todas as nossas forças, assim como alguns clientes que não combinavam com o nosso perfil e não deixavam a gente entregar algo que realmente acreditávamos. A gente precisava fazer algo pra mudar.

ATO 1: PROPÓSITO

Tudo começou quando, em 2017 participamos do "Transforme sua agência", evento criado pelo TD e pela Clint. Mesmo já tendo ouvido falar do termo propósito, foi lá que entendemos realmente o significado.

O fato de ficar 4 dias direto com meu sócio, fez a gente abrir os olhos e buscar o nosso propósito.

Pode parecer meio clichê, mas é isso mesmo. A gente vivia só por osmose, fazia as coisas como achava que deveriam ser feitas, sem um porquê ou razão.

ATO 2: APRENDER

Já falei um pouco sobre isso aqui. A gente quer estar em constante aprendizado. Foi por isso que criamos algumas OKRs internas da teken, para que todo mundo participe mais de eventos e palestras, além de definir uma verba anual para cada pessoa usar em eventos.

Criamos o "Falando sério agora", evento que já teve a participação de pessoas fodas como Karen Formagio, Elton Minetto, Giu Vicente e Luciano Braga. No evento a gente busca trazer pessoas legais pra trocar uma ideia com a galera da teken sobre temas diversos.

ATO 3: GERAR CONTEÚDO

Já tá na hora de acabar com essa p**ra de pedir e-mail pra baixar e-book que não tem conteúdo nenhum, não é? A gente decidiu que quer entregar algo de valor pras pessoas e contar o que a gente aprendeu, sem esperar nada em troca. Por isso este blog existe, e o palavrinha_ também.

Aliás, se inscreve aqui no palavrinha_, nunca te pedi nada.

Nossos próximos passos são começar a dar palestras, cursos e organizar ou apoiar eventos.

ATO 4: PROCESSOS

Desenhamos, depois de muito tempo, nossos processos. Criamos uma metodologia própria, chamada DAMA, onde organizamos melhor os passos do que temos que entregar de valor ao cliente. Você não tem ideia de como isso faz diferença.

Também fomos atrás de outras metodologias prontas, como Processos de Brainwriting, Canvas, MethodKit e Design Sprint.

ATO 5: PESSOAS

Muita gente diz por aí: "Demore para contratar". É isso que estamos seguindo agora.

Já tomamos decisões erradas ou escolhemos pessoas que não deram certo aqui. Estamos muito mais focados em encontrar as pessoas certas e que combinem com a nossa cultura.

ATO 6: LOVE AND HATE

Foi bem simples, fizemos duas listas: o que a gente curte fazer e o que a gente odeia fazer.

Tudo que foi planejado para fazermos em 2018 foi baseado naquela lista. Estamos tentando pegar muito mais projetos que a gente curte, pois sabemos que assim entregaremos algo de muito mais valor.

ATO 7: TESÃO

No fim, tudo se resume a isso.

A gente buscou ter mais tesão em tudo que a gente faz. Foi por isso que começamos, lá em 2011, e foi isso que se perdeu ao passar dos tempos. Os 7 anos completados são o fim de um ciclo e o início de uma nova era pra gente: como pessoas e como empresa.

Gostou do textão? Então deixa uns aplausos e compartilha com aquele seu amigo gente boa :)

Ah! E não deixa de contar pra gente a sua opinião sobre o blog, estamos sempre de portas abertas (exceto quando o ar tá ligado).

--

--

Gabriel Nunes
PALAVRÃO

dev criativo, fundador dos eventos Codecon e Sh*ft Festival