Não posso lavar as calças agora

onde estão as peças do quebra-cabeça?

Pablo Heinrich
Palavra Ocupada
2 min readNov 20, 2016

--

NÃO LAVE SUAS CALÇAS

Até que ponto nós conseguimos aguentar o cansaço físico? Tem momentos que o corpo parece se mover apenas por que as roupas que usamos estão tão sujas, duras, empoeiradas, manchadas que nos obrigam a ficar em pé. Minha mãe sempre diz: filho… essas calças estão tão sujas que é capaz de andarem sozinhas! lava isso, ou traz pra casa que eu lavo… as pessoas vão ficar comentando. Mãe, essa calça jeans imunda, que não tiro nem pra dormir, é uma das coisas que me mantém esticado. Tem isso e tem café. Sem açúcar. E tem sim os comentários, esses de pessoas boas, que vira e mexe chamam a gente de “esperança”, “luz”, “resistência” etc.

E até que ponto nós conseguimos aguentar o cansaço mental/psicológico? Tem momentos que a cabeça parece se mover só por que está ligada ao corpo. Só se mexe, pensamentos são interrompidos. Não tem boné sujo que faz o cérebro funcionar. Não tem tiara, faixa, chapéu, gorro imundo, que mãe nenhuma fala em lavar, capaz de consertar a cabeça. O estresse, as horas não dormidas, os sustos, os diálogos mais ríspidos, as discordâncias, as negociações, as rondas, os barulhos, as luzes, os carros, as pessoas, a louça, a conversa, as mangas, os mosquitos, as músicas, os livros; tudo isso converge pra atacar as pessoas psicologicamente. Tudo vira ansiedade, pânico, crise.

Lidar com o cansaço físico é simples. O quebra-cabeça mais complicado de resolver é justamente o que está me tirando o sono, estressando, e consequentemente autossustentando o próprio problema. Não posso lavar as calças agora, tudo bem. Mas como eu vou montar um quebra-cabeça se não sei nem onde estão as peças?

--

--